A choquinha-de-barriga-ruiva (Isleria guttata) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, esta espécie é pequena residente de florestas altas.
Além disso, a choquinha-de-barriga-ruiva é uma ave desconfiada, e pode ser difícil de ver bem; o canto é em forma de alarme agudo e descendente, ele possui o tamanho pequeno e grandes manchas brancas (machos) e bege (fêmeas) nas asas.
No entanto, ele geralmente encontrado aos pares próximos de clareiras e outros lugares com sub-bosque denso; não acompanha bando misto, a espécie forrageia em vegetação baixa, raramente aventurando-se mais que um metro ou dois do solo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
A choquinha-de-barriga-ruiva é nativa do norte da América do Sul.
Características da choquinha-de-barriga-ruiva
A choquinha-de-barriga-ruiva é um pássaro pequeno que mede cerca de 9,4 cm de comprimento, cauda é curta e reta, estreita e bico relativamente longo.
Além disso, suas asas possuem linhas paralelas escuras e beges, com as penas terciárias manchadas de ocre, a cabeça, costas e peito do macho são cinza, enquanto na fêmea a parte traseira é marrom, garganta branca, cinza-esverdeada no peito, e ambos os sexos, a barriga é ruiva ou avermelhada.
Comportamento da choquinha-de-barriga-ruiva
Ele é bastante semelhante a choquinha-de-garganta-clara e frequentemente é encontrado aos pares, brincando próximo ao solo, próximo a riachos ou locais pantanosos, e geralmente não se juntando a bandos mistos.
Alimentação
A choquinha-de-barriga-ruiva se alimenta de insetos escondidos nas folhas, principalmente nas folhas mortas.
Habitat
A choquinha-de-barriga-ruiva habita na mata de terra firme especialmente a de matas paludosas, os casais forrageiam próximo ao solo, raramente sendo encontrados em bandos mistos ou em correições.
Canto da choquinha-de-barriga-ruiva
O canto da choquinha-de-barriga-ruiva macho é de alguma maneira semelhante ao do rendadinho, porém é mais agudo e não aumenta em tom.
O seu canto é uma série mais longa de 10 a 15 notas “tuee” agudas e penetrantes que começam lentamente e aumentam o volume.
Além disso, a sua vocalização é em forma de alarme agudo e descendente de contato incluem um “chique!”
Distribuição geográfica
Esta espécie pode se encontrada ao norte do rio Amazonas e a leste do Rio Negro (AM, RR, PA, AP), e também no sul da Venezuela e nas Guianas.