Choquinha-de-garganta-amarela: características, habitat, alimentação e canto
Choquinha-de-garganta-amarela (Myrmotherula sclateri ),é uma ave da família Thamnophilidae pertencente ao grande gênero Myrmotherula .
A espécie é endêmica da floresta amazônica e é encontrada no leste do Peru ao sul da Amazônia , norte da Bolívia e Brasil ao sul da Amazônia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A distribuição inclui floresta tropical ou subtropical úmida de baixada, terra firme , zonas de transição e várzea até 550 m de altitude. A espécie é menos freqüentemente encontrada na borda da floresta do que o simpátrico chapéu-de-garganta-branca- oriental ( Myrmotherula brachyura ).
Características do choquinha-de-garganta-amarela
A ave tem de 8 a 9 cm de altura e pesa entre 8 e 10 g. O macho é preto na parte superior, esbranquiçado, o chapéu listrado amarelo claro.
A mancha interescapular é amarelo claro, as asas têm duas faixas brancas distintas, as penas da cauda são brancas com bordas brancas.
As coberturas das orelhas , garganta e partes inferiores são amarelas com uma distinta faixa preta no queixo. A fêmea pode ser distinguida por uma coloração mais pálida na cabeça e no peito e geralmente é mais listrada na parte inferior.
A forma descrita por Cherrie em 1916 como Myrmotherula kermiti é agora considerada uma variante da espécie aqui descrita.
Habitat do choquinha-de-garganta-amarela
O choquinha-de-garganta-amarela istribui-se por uma ampla área que inclui o leste do Peru (ao sul do rio Amazonas , a leste do rio Ucayali ), o sul da Amazônia brasileira (leste ao baixo rio Xingu e sul ao norte do Mato Grosso ) e noroeste e nordeste da Bolívia ( Pando , ao norte de La Paz , a nordeste de Santa Cruz ).
É rara no subdossel e bordas de florestas úmidas, principalmente em terra firme , até 550 m de altitude . 6 Simpátrica com o formigueiro-pigmeu ( Myrmotherula brachyura ) e o formigueiro – de-griscom ( M. ignota ), mas prefere os estratos médio e baixo de florestas densas, evitando as bordas.
Reprodução do choquinha-de-garganta-amarela
A época de reprodução não é conhecida exatamente.
Alimentação do choquinha-de-garganta-amarela
A dieta do Choquinha-de-garganta-amarela é pouco conhecida, consistindo em vários tipos de pequenos insetos e provavelmente aranhas .
Canto do choquinha-de-garganta-amarela
O canto é descrito como uma sequência de tons longa, um tanto melancólica, repetida lentamente e uniforme.