Choquinha-de-rabo-cintado (Myrmotherula urosticta) pertence ao gênero Myrmotherula dentro da família dos formigueiros (Thamnophilidae) .
A espécie é endêmica do Brasil ao longo da região costeira sudeste. A área de distribuição inclui florestas tropicais ou subtropicais úmidas de baixa altitude até cerca de 500 m de altitude. O formiga-de-flanco-branco ( Myrmotherula axillaris ) também ocorre no mesmo habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O epíteto da espécie vem do grego antigo οὐρά ourá , alemão ‘cauda’ e do grego antigo στικτος stiktos , alemão ‘manchado, manchado’ .
Características do choquinha-de-rabo-cintado
A ave tem de 9 a 10 cm de altura e tem uma cauda preta com uma larga faixa branca na cauda. O macho é cinza com uma parte inferior mais pálida e uma mancha interescapular branca que normalmente não é visível.
Os élitros são pretos com pontas brancas, a garganta e a parte superior do tórax são pretos.
A fêmea pode ser distinguida por uma cabeça e parte superior cinza claro, os élitros também são cinza, a garganta é branca, a parte inferior é canela clara, os flancos são cinza. A espécie é monotípica .
Habitat do choquinha-de-rabo-cintado
A formiga-de-cauda-azul é comum na costa leste do Brasil, no quilômetro 25 de Valença, Bahia. De lá pode ser vista ao longo do Espírito Santo no sul e sudeste do estado e depois ao sul do Rio de Janeiro próximo a Fazenda União Rocha Leão.
Anteriormente, havia espécimes na camada rasa (menos de cem metros) de floresta úmida primária ou moderadamente perturbada da Mata Atlântica no extremo leste de Minas Gerais, mas não em segundo crescimento com uma altura do dossel de menos de aprox . 15-20 metros.
Ocorre quase exclusivamente em algas mistas que se alimentam 3-9 metros acima do solo, principalmente em vegetação viva e vinhas a 5-7 metros.
Comum na Reserva Biológica de Sooretama (localizada em uma planície com solo arenoso e períodos secos intermitentes) do que na vizinha Reserva Florestal de Linhares (mata baixa), mas o motivo é desconhecido.
Alimentação do choquinha-de-rabo-cintado
A dieta consiste em insetos , provavelmente também aranhas , que são caçados individualmente, em pares ou em grupos familiares, geralmente em comunidades de caça mista.
Canto do choquinha-de-rabo-cintado
A música é descrita como uma sequência de notas com duração de 5 a 8 segundos e lembra a subespécie M. l. garbei do anthatch prateado ( Myrmotherula longipennis ).