Chora-chuva-de-asa-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Chora-chuva-de-asa-branca ( Monasa atra ) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Monasa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A IUCN avaliou o chora-chuva-de-asa-branca como sendo de menor preocupação. Tem um alcance muito grande e, embora sua população não tenha sido enumerada, acredita-se que seja estável. É considerado comum na maior parte do seu alcance.
Características do chora-chuva-de-asa-branca
O chora-chuva-de-asa-branca é de 25 a 29 cm de comprimento e pesa 74 a 104 g. As partes superiores do adulto são preto-azulado brilhante e as partes inferiores cinza escuro a cinza claro.
As coberturas menores são brancas, aparecendo como uma larga faixa branca na asa fechada. O bico é vermelho, o olho vermelho a marrom e as pernas e pés pretos como ardósia.
Os imaturos são mais fuliginosos na parte superior e mais marrons na parte inferior do que os adultos.
Habitat do chora-chuva-de-asa-branca
Habita terra firme úmida , galeria e floresta de várzea , geralmente nas bordas, perto da água e em paisagens um tanto abertas. Pode ser visto em todos os níveis da floresta, desde o sub-bosque até o dossel. Em elevação, varia do nível do mar até 1.000 m.
Distribuição geográfica
O chora-chuva-de-asa-branca é encontrado do sul e leste da Venezuela através das Guianas para o Brasil, onde ocorre ao norte do rio Amazonas e a leste do rio Negro.
Possivelmente também ocorre no extremo leste da Colômbia, embora isso não tenha sido confirmado pelo Comitê de Classificação Sul-Americana da American Ornithological Society (SACC).
Reprodução do chora-chuva-de-asa-branca
A chora-chuva-de-asa-branca se reproduz entre março e maio na Venezuela e agosto a setembro na Guiana Francesa. Na região de Manaus , Brasil, aparentemente nidifica duas vezes por ano. O ninho é colocado em um buraco no nível do solo.
Alimentação do chora-chuva-de-asa-branca
Sua dieta inclui insetos, aranhas e outros invertebrados, bem como pequenos vertebrados, como lagartos. Segue enxames de formigas do exército .
Canto do chora-chuva-de-asa-branca
As canções do chora-chuva-de-asa-branca são semelhantes a um alaúde ‘whoo-doo-doo’ e descendentes ‘hyoo-hoo-hoo-oo-oo-oo’. As chamadas incluem um alto ‘yawkl-diddl’ ou ‘quee-didada’.