Chora-chuva-de-bico-amarelo (Monasa flavirostris) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Monasa.
A IUCN avaliou o chora-chuva-de-bico-amarelo como sendo de menor preocupação. Embora sua população não tenha sido enumerada, acredita-se que seja estável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Aparentemente, é bastante raro em toda a sua distribuição, embora possa ser subestimado devido aos seus hábitos discretos.
Características do chora-chuva-de-bico-amarelo
O chora-chuva-de-bico-amarelo tem 23 a 25 cm de comprimento e pesa cerca de 39 g. O adulto é principalmente preto fuliginoso, com a barriga tendendo para cinza muito escuro e a cauda preta esverdeada.
As coberturas das asas menores são em sua maioria brancas e aparecem como manchas brancas na asa fechada. O bico é amarelo e visivelmente mais curto do que os outros membros de seu gênero.
Seu olho é escuro e os pés enegrecidos. Os imaturos são um preto ligeiramente mais opaco do que os adultos e as áreas brancas não são tão proeminentes.
Habitat do chora-chuva-de-bico-amarelo
A espécie habita paisagens um tanto abertas como mata de transição , mata secundária , bordas de mata de terra firme e clareiras em regeneração com árvores esparsas. Ocorre do sub-bosque ao subdossel.
Na Colômbia, é normalmente encontrado no sopé dos Andes em até 1.400 m de altitude. No Equador, ele se estende localmente até 750 m, mas geralmente fica abaixo de 400 m.
Distribuição geográfica
A chora-chuva-de-bico-amarelo é encontrada em duas áreas da parte superior da Bacia Amazônica . Uma se estende do sudeste da Colômbia até o leste do Equador até o norte do Peru. O outro inclui o leste do Peru, o norte da Bolívia e o oeste do Brasil até o leste até o alto rio Purus.
Reprodução do chora-chuva-de-bico-amarelo
Nada foi documentado sobre a fenologia reprodutiva do freira-de-bico-amarelo .
Alimentação do chora-chuva-de-bico-amarelo
O comportamento alimentar e a dieta do chora-chuva-de-bico-amarelo não foram extensivamente estudados. Parece caçar por incursões de um poleiro alto exposto, pegando sua presa no ar. Supõe-se que sua dieta seja composta principalmente por insetos, como os de outras freiras.
Canto do chora-chuva-de-bico-amarelo
A canção do chora-chuva-de-bico-amarelo consiste em longas frases melodiosas completas em refrões, normalmente incluindo um ‘wheekit-wheeyk repetido com frequência, wheekit-wheeyk …’.