Aves

Chora-chuva-de-cara-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 10/11/2023 (atualizado em 29/04/2024)
chora chuva de cara branca

Chora-chuva-de-cara-branca (Monasa morphoeus) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero dos Monasa.

A IUCN avaliou o freira-de-testa-branca como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição muito grande e uma população de pelo menos cinco milhões de indivíduos maduros, embora esta última esteja diminuindo.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do chora-chuva-de-cara-branca

caracteristcas do chora-chuva-de-cara-branca
caracteristcas do chora-chuva-de-cara-branca

O chora-chuva-de-cara-branca tem 21 a 29 cm de comprimento. As aves na América Central pesam 90 a 101 g, as da Amazônia oriental 77 a 87 g, as da Venezuela 63 a 80 g e as da Bolívia 80 a 84 g.

O adulto da subespécie nomeada é principalmente preto acinzentado escuro, um pouco mais cinza na parte inferior. Sua testa (“frente”) e queixo são brancos.

Seu bico é vermelho-alaranjado, os olhos são castanhos e as pernas são pretas. Os imaturos têm o rosto amarelo-avermelhado e as penas do corpo têm um tom e bordas acastanhadas.

As outras subespécies de freira-de-testa-branca diferem em tamanho, na escuridão de sua plumagem e na extensão do branco no rosto. As aves do norte são maiores que as do sul. Milímetros.

Chora-chuva-de-cara-branca tem o queixo preto, pouco contraste entre as partes superior e inferior e coberturas das asas mais claras do que o nomeado. Milímetros. pallescens é semelhante ao slateri , mas em geral mais pálido e com mais contraste, e a mancha branca na testa é a maior de todas as subespécies.

Habitat do chora-chuva-de-cara-branca

habitat do chora-chuva-de-cara-branca
habitat do chora-chuva-de-cara-branca

O chora-chuva-de-cara-branca habita uma variedade de paisagens arborizadas, incluindo terra firme de várzea , floresta tropical e floresta de galeria e de transição.

Também ocorre em ambientes mais abertos, como áreas parcialmente desmatadas , plantações de cacau sombreadas e clareiras abandonadas com árvores dispersas.

Na maior parte de sua distribuição, é encontrado abaixo de 300 m, mas atinge 750 m no Panamá, 1.050 m no Peru e localmente 1.350 m no Equador.

Reprodução do chora-chuva-de-cara-branca

reproducao do chora-chuva-de-cara-branca
reproducao do chora-chuva-de-cara-branca

O chora-chuva-de-cara-branca procria entre dezembro e maio na Costa Rica e de fevereiro a maio na Colômbia; sua época de nidificação em outras partes de sua área de distribuição não foi definida.

Nidifica em uma câmara forrada de folhas no final de um túnel escavado em solo plano ou inclinado. A ninhada de dois ou três ovos e os filhotes são atendidos por até seis adultos.

Alimentação do chora-chuva-de-cara-branca

alimentacao do chora-chuva-de-cara-branca
alimentacao do chora-chuva-de-cara-branca

A dieta do chora-chuva-de-cara-branca é composta principalmente de insetos e também inclui outros artrópodes , pequenos lagartos e anfíbios, e algumas frutas.

Canto do chora-chuva-de-cara-branca

O chora-chuva-de-cara-branca tem uma variedade de vocalizações. Os exemplos são “um assobio descendente turvo com um trinado curto e ondulante, ‘peeeur-rrrr’.

Também um alto e triste ‘como como como’ e vários trinados ondulantes, churrs e chocalhos” e “refrões de grupo de notas altas e latindo”.

Canto do chora-chuva-de-cara-branca | Pássaros Org

 

 

Sair da versão mobile