Chorona-cinza (Laniocera hypopyrra) é uma espécie de ave da família Tityridae e da ordem Passeriformes conhecida também como e maria-pintada e sanhaçu-da-mata (Pará).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave cinza de tamanho médio do sub-bosque de floresta úmida, ele é semelhante ao cricrió e vissiá, mas tem pequenas manchas laranja no ombro e fino anel amarelo ao redor dos olhos (nas outras espécies é todo cinza).
A chorona-cinza pousa ereto em galhos expostos e pode ser facilmente identificado pelo seu canto e chamado agudos.
Características da chorona-cinza
A chorona-cinza mede entre de 20 e 21 centímetros de comprimento de comprimento e pesa entre 41 e 51 gramas.
Com relação a coloração geral é cinzenta com as rêmiges e retrizes um pouco mais escuras e apresenta conspícuas manchas de coloração castanho-alaranjada, nem sempre visíveis nas laterais do peito.
Além disso, estas manchas ficam posicionadas próximo ao encontro das asas, e as pontas das grandes coberteiras também apresentam pintas de coloração castanha, formando uma tênue barra alar pontilhada e descontínua.
A chorona-cinza possui olhos escuros circundados por um estreio anel periocular de coloração alaranjada, e o bico é escuro e os tarsos e pés são de coloração cinzenta.
Reprodução da chorona-cinza
Esta espécie de ave constrói um ninho de folhas secas em forma de copo, esta espécie tem um longo período de ninho pelo seu tamanho (20 dias), provavelmente devido a baixa taxa de provisão alimentar (por volta de uma alimentação por hora).
Argumenta-se que a baixa taxa de crescimento combinada com a alta predação de ninhos favoreceu o desenvolvimento de mecanismos anti-predação, como as características morfológicas e comportamentais desta espécie.
Adicionando a ilusão visual ao comportamento incomum do filhote , que inclusive não implora por comida assim que o pai emerge, como ocorreria em outras espécies, assumindo que o recém-chegado é um predador em potencial, e assim mantendo o mimetismo até que o pai emita um chamado específico.
Curiosidades
Esta ave da Amazônia imita uma lagarta venenosa, graças à sua capacidade de se camuflar, para se defender de seus predadores, a maioria das aves jovens dependem de seus pais para a sua proteção.
Além disso, a chorona-cinza desenvolveu esta vantagem evolutiva muito fascinante, para compensar o tempo relativamente longo que estas aves passam com seus filhotes no ninho, antes que estes possam se aventurar no mundo sozinhos.
Este é um período de 20 dias em que eles são particularmente vulneráveis aos predadores, na ausência dos pais no ninho.
Hábitos
Esta ave habita no sub-bosque e no estrato médio de florestas úmidas de terra firme, ele vive geralmente solitária e é difícil de ser observada, embora seu canto, repetido insistentemente pelo macho, possa ser ouvido com frequência.
Alimentação
A chorona-cinza se alimenta de insetos e frutos.
Fotos do pássaro chorona-cinza
Distribuição geográfica
A chorona-cinza pode ser encontrada ao longo de toda a Amazônia brasileira e na Mata Atlântica, do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.
E também nos demais países amazônicos Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.