Chorona-manchada: características, habitat, alimentação e canto
Chorona-manchada (Laniocera rufescens) é uma especie de ave da família dos Tityridae que pertence ao gênero dos Laniocera.
Tradicionalmente tem sido colocado na família Cotingidae , mas as evidências sugerem fortemente que está melhor colocado em Tityridae, onde é agora colocado pelo SACC .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da chorona-manchada
A chorona-manchada cresce até um comprimento de cerca de 20 cm. Tem uma cabeça arredondada e um estreito anel amarelo ao redor do olho.
As partes superiores são marrom-avermelhadas com algumas barras nas asas, e as partes inferiores são de cor semelhante, geralmente com escamas mais escuras.
Os machos têm um tufo de penas amarelas no peito, mas geralmente mantido escondido. O enlutado ruivo ( Rhytipterna holerythra ) tem coloração semelhante, mas tem cabeça de formato diferente, bico de base mais estreita (é um comedor de insetos) e não possui as marcas do peito e das asas.
Outra ave com a qual pode ser confundida é a piha ruiva ( Lipaugus unirrufus), mas que possui bico de base mais larga, próprio de uma dieta onívora, e coloração mais uniforme, sem tufo peitoral amarelo.
Habitat da chorona-manchada
A chorona-manchada é encontrado na América Central e no norte da América do Sul, estendendo-se do México ao Panamá, Belize, Colômbia e Equador.
Ocorre nas partes média e inferior da copa em florestas úmidas, em altitudes de até cerca de 1.000 m (3.300 pés).
Alimentação da chorona-manchada
geralmente se alimenta sozinha, mas pode se juntar a pequenos grupos de aves de espécies mistas. Sua dieta consiste principalmente em insetos e outros artrópodes , pequenos répteis e frutas.
Canto da chorona-manchada
A chorona-manchada é de natureza retraída e raramente visto, mas dá a conhecer a sua presença com o seu canto claro e sonoro, uma sequência de cerca de uma dúzia repetida de ” Tleeyr, tleeyeei, tleeyeei, tleeyeei … “, cantada de um poleiro baixo.