Chororó-pocuá: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Chororó-pocuá (Cercomacra cinerascens) é uma ave da família dos Thamnophilidae e pertence ao genro do Cercomacra também chamado de tamanduá-bandeira-nagui
A espécie Chororó-pocuá foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo britânico Philip Lutley Sclater em 1857 sob o nome científico Formicivora cinerascens.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do chororó-pocuá
O Chororó-pocuá é um pequeno pássaro com cerca de 13 a 14 centímetros de comprimento e uma cauda bastante longa.
É cinza, mais escuro na parte superior, com asas tingidas de marrom com uma mancha interescapular branca e uma faixa branca na ponta da cauda.
A fêmea é marrom-oliva com a garupa mais acinzentada e uma pequena mancha esbranquiçada.
Reprodução do chororó-pocuá
Os Chororó-pocuá formam pares que ficam juntos, embora às vezes se juntem a grupos de pássaros variados para procurar comida.
Pouco se sabe sobre seus hábitos de nidificação. Seu território costuma ter cerca de 120 metros de diâmetro.
Alimentação do chororó-pocuá
Alimenta-se de insetos e criaturas semelhantes a insetos. Costuma procurá-los em árvores e matagais densos até uma altura de cerca de 6 metros acima do solo.
Habitat do chororó-pocuá
O chororó-pocuá é amplamente distribuído na região amazônica e nas Guianas no Brasil , Bolívia , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Peru , Suriname e Venezuela.
Esta espécie é geralmente comum no sub-dossel emaranhado e nas bordas de florestas úmidas de baixa altitude , até 1000 m.
Canto do chororó-pocuá
O canto áspero, dado durante o calor do dia, é um ” ch-krr, ch-krr, ch-krr ” repetido até sete a oito vezes, como um soluço. Ambos os sexos emitem um chamado nasal, mas agudo, ” kiyr “, às vezes repetido com insistência.