Chupa-dente-do-peru (Conopophaga peruviana) é uma ave que pertence a família Conopophagidae, conhecido como Ash-throated gnateater. O chupa-dente-do-peru é uma espécie que ocorre no Brasil, Peru e Equador.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Chupa-dente-do-peru é nativa da Amazônia Ocidental na América do Sul, e também pode ser encontrado em mata de várzea e em encostas e topos de serras, e ambos os sexos possuem plumagem única na cabeça que são eriçados quando agitados.
Além disso, em grande parte do alcance do chupa-dente-do-peru , é encontrado até 600 m, mas geralmente apenas até 400 m na Bolívia e ocasionalmente até 1.000 m no Peru.
Características do chupa-dente-do-peru
O chupa-dente-do-peru mede 13 centímetros, e o macho possui coroa castanho escura, e uma grande linha superciliar branca ornada de preto abaixo.
As laterais da cabeça, pescoço, peito e costas cinzas, asas castanhas com pintas beges formando duas barras, e o rabo curto.
Esta ave também possui a barriga esbranquiçada, com tons ocráceos na parte fina, fêmea semelhante porém em tons laranjas onde o macho é cinza, costas castanho acinzentadas.
Alimentação
A ave forrageia em ou perto da terra para pequenos artrópodes.
Habitat
Esta espécie habita em sub-bosque aberto da floresta de terra firme, especialmente emaranhados de cipós e quedas de árvores.
Canto do chupa-dente-do-peru
O canto do chupa-dente-do-peru é alto e emite notas hwrickik oco e como um som de espirro bissilábico, além disso, uma de suas chamadas é frequentemente passa despercebido, porém uma boa maneira de achar um chupa-dente-do-peru procure por uma única nota curta “shrECK.”
Distribuição geográfica
O chupa-dente-do-peru é encontrado no sudoeste da Amazônia, na parte superior da Bacia Amazônica, no leste do Equador, leste do Peru, extremo oeste do Brasil e ligeiramente no departamento de La Paz, na Bolívia.