Cigarra-do-campo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Cigarra-do-campo (Neothraupis fasciata) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Neothraupis.
O cigarra-do-campo foi classificado como Quase Ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque a sua população geralmente baixa é considerada em declínio devido à perda e degradação do habitat causada pelo desenvolvimento da agricultura.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cigarra-do-campo
Ambos os sexos são semelhantes tanto nas medidas quanto no padrão de cores. O cigarra-do-campo tem um comprimento total de cerca de 16 cm , pesando de 29 a 32 g .
Coloração geral acinzentada, mais clara na parte inferior; fina faixa superciliar branca , máscara preta muito visível, estendendo-se do lorum aos fones de ouvido.
Abrigos de asas pretas com uma estreita faixa branca, claramente visível. A fêmea é ligeiramente mais desbotada e os juvenis são acastanhados com máscara menos extensa e tonalidade amarelada abaixo.
Habitat do cigarra-do-campo
O cigarra-do-campo é considerada incomum a localmente bastante comum em seu habitat natural : a ecorregião terrestre conhecida como “ cerrado ”, principalmente entre 500 e 1000 m de altitude .
Distribuição geográfica
Sua distribuição se estende pelo centro e leste do Brasil , nos estados de: Maranhão e Piauí sul até Mato Grosso do Sul , São Paulo e Minas Gerais , bem como sudeste do Amapá.
Também vive no departamento de Santa Cruz , no leste da Bolívia ; e no Paraguai , nos departamentos de: Canindeyú e San Pedro , e registros históricos em Caaguazú. Também possui registro do sul do Suriname .
Reprodução do cigarra-do-campo
Nidifica na primavera meridional: outubro e novembro. O ninho geralmente é construído em arbustos ou pequenas árvores. É uma estrutura profunda de fibra vegetal em forma de tigela.
A ninhada consiste em dois a três ovos. O casal nidificante geralmente é apoiado no cuidado da prole pelos juvenis da ninhada anterior.
Alimentação do cigarra-do-campo
A dieta do cigarra-do-campo é composta principalmente por insetos e também consome frutos silvestres coletados na vegetação rasteira ou no solo.
Canto do cigarra-do-campo
A chamada é um ” pit ” agudo e repetido ; e a canção, raramente ouvida, geralmente pela manhã, é uma frase sonora, complexa e assobiada, por vezes emitida em dueto.