Cigarra-preta: características, reprodução, alimentação, canto e hábitat
A cigarra-preta (Asemospiza fuliginosa) é uma espécie de pássaro de pequeno porte da família Thraupidae, também conhecida como cigarra-do-coqueiro, cigarrinha-do-coqueiro e trigolino.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie vive à beira da mata, brejos, jardins e capinzais, é reconhecida como um saíra estreitamente relacionado com os tentilhões de Darwin.
Características da cigarra-preta
A cigarra-preta é uma ave de pequeno porte e mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento, o macho é totalmente fuligem-escuro, às vezes cambiando ou para o negro-carvão ou para o oliváceo.
Por outro lado, a fêmea possui partes superiores pardo-acinzentadas-escuras, partes inferiores mais claras, ventre esbranquiçado e bico preto com a mandíbula amarela e ambos os sexos de pernas pardo-escuras.
Já os machos são preto-fuligem com bico cinza, e as fêmeas possuem o dorso marrom-escuro com ventre mais claro bico amarronzado.
Reprodução da cigarra-preta
A cada ninhada da cigarra-preta geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada.
Com relação aos filhotes nascem após 13 dias, ele faz na ramagem um ninho esférico com entrada lateral, consta que às vezes constrói uma segunda entrada falsa, obstruída e mais visível que a primeira, aparentemente uma adaptação contra predadores.
Alimentação
A cigarra-preta se alimenta dos frutos da taquara.
Habitat
Esta espécie vive à beira da mata, brejos, jardins e capinzais.
Canto da cigarra-preta
O canto da cigarra-preta é composto de uma estrofe aguda e estridente, zíriri-ri e também um zumbido emitindo um som de ezz’u’da’liu.
Distribuição geográfica
A cigarra-preta é encontrado em Pernambuco à Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.