Cigarra-verdadeira (Sporophila falcirostris) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Esporófila.
A cigarra-verdadeira foi classificado como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque se presume que a sua pequena população.
Estimada entre 2.500 e 10.000 indivíduos maduros, esteja em rápido declínio como resultado da perda de habitat . nomadismo e dependência do bambu em flor.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da cigarra-verdadeira
A cigarra-verdadeira e uma especie de cor cinza de 11 cm de comprimento. O macho é cinza-azulado claro, branco na parte inferior do abdômen.
As coberturas infracaudais são marrom-bege. O bico é distintamente amarelo sólido com uma metade alta e curva do bico e uma parte inferior forte.
Uma mancha branca na base da mão é visível nas asas. A fêmea é semelhante ao macho, mas é mais marrom fuliginosa e tem o bico escuro.
Habitat da cigarra-verdadeira
Esta espécie é incomum ou rara, e aparentemente nômade , em seu habitat natural : o estrato inferior e as bordas das florestas úmidas e montanhosas da Mata Atlântica , geralmente associadas à floração das florestas de bambu , quando pode ser temporariamente mais numerosa; até 1200 m de altitude .
Distribuição geográfica
Está distribuído de forma desigual; no sudeste do Brasil , no sul da Bahia e do Espírito Santo e Minas Gerais em direção ao sul ao longo de uma faixa litorânea ao sul de Santa Catarina ; e no leste e sul do Paraguai e extremo nordeste da Argentina ( Misiones ).
Alimentação do cigarra-verdadeira
A cigarra-verdadeira alimenta-se principalmente de sementes encontradas em arbustos e plantas.