Cisne-de-pescoço-preto: características, reprodução, alimentação habitat e canto
O cisne-de-pescoço-preto ( Cygnus melancoryphus ) é uma ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos cygnus.
O cisne de pescoço preto ocasionalmente foi colocado sozinho no gênero Sthenelides . Seus parentes mais próximos são o cisne negro
Essa espécie é o único membro de seu gênero que se reproduz nos neotrópicos , e é a maior ave aquática nativa da América do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A época de reprodução do cisne-de-pescoço-preto varia geograficamente. No extremo sul de sua área de distribuição, ela se reproduz de julho a novembro.
Características do cisne-de-pescoço-preto
O cisne de pescoço preto é o único membro de seu gênero que se reproduz nos neotrópicos , e é a maior ave aquática nativa da América do Sul.
Os adultos têm 102 a 124 cm (40 a 49 pol.) De comprimento e uma envergadura de 135 a 177 cm (53 a 70 pol.). Os machos pesam 4,6 a 8,7 kg (10 a 19 lb) e as fêmeas 3,5 a 4,4 kg (7,7 a 9,7 lb). Os sexos são iguais.
A plumagem corporal dos adultos é branca e o pescoço e a cabeça pretos; o último geralmente tem uma faixa branca atrás do olho.
Eles têm um botão vermelho proeminente na base do bico. Os juvenis são acinzentados em vez de brancos e não possuem o botão até o terceiro ou quarto ano.
Reprodução do cisne de pescoço preto
A época de reprodução do cisne-de-pescoço-preto varia geograficamente. No extremo sul de sua área de distribuição, ela se reproduz de julho a novembro, mas termina em setembro nas partes do norte.
Nas Malvinas, nidifica entre agosto e novembro. O momento exato da reprodução parece dependente da chuva. Acredita-se que a espécie forma ligações de pares de longo prazo.
Seu ninho é um monte de vegetação construído por ambos os membros de um par em uma pequena ilhota ou parcialmente flutuando em um canavial. O tamanho da ninhada é de quatro a oito ovos.
Os machos guardam as fêmeas durante o período de incubação de 34 a 36 dias. Filhotes em cativeiro emplumaram cerca de 100 dias após a eclosão.
Habitat do cisne de pescoço preto
O cisne de pescoço preto habita pântanos e pântanos de água doce, lagos rasos, lagoas salobras e locais costeiros protegidos.
No continente da América do Sul, é frequentemente encontrado perto de habitações humanas, mas evita áreas construídas nas Malvinas.
Geralmente é encontrado em altitudes baixas, mas bandos não reprodutores podem ser encontrados em altitudes de 900 a 1.250 metros (3.000 a 4.100 pés) nos Andes, no sul da Argentina.
Alimentação do cisne de pescoço preto
A dieta do cisne de pescoço preto é quase totalmente vegetariana. Alimenta-se de plantas aquáticas como Chara , Potamogeton , Typha e algas tais como Aphantotece e Rhyzoclonium
Estado de conservação
A IUCN avaliou o cisne de pescoço preto como sendo de menor preocupação. Tem um alcance muito grande e, embora seu tamanho populacional não seja conhecido, acredita-se que seja estável. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
É generalizado e geralmente comum. A caça em larga escala nos séculos 18 e 19 extirpou-o de grande parte do Chile, mas recolonizou essas áreas.
Algumas coletas de ovos e caça ainda ocorrem, no entanto. A espécie ocorre em várias áreas protegidas na Argentina continental, país em que a população é estimada em 50.000.
Canto do cisne de pescoço preto
O cisne de pescoço preto fica em silêncio fora da época de reprodução. Durante esse tempo, ambos os sexos emitem um “‘Whee-whee-whee’ suave e musical com acento na sílaba inicial”, repetindo-o para desafiar os intrusos.
A chamada também é usada para manter contato entre os membros de um par. Os machos também dão “um musical ‘hooee-hoo-hoo'”.