Cocota: origem, espécies, características, reprodução, alimentação, canto e predadores
A cocota (Myiopsitta monachus) é uma ave da ordem Psittaciformes, da família Psittacidae, também conhecida como caturrita ou periquito-monge, catorra ou miranha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A cocota é uma ave nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul.
Ele é encontrada no pantanal (população bastante numerosa), nos pampas a leste dos Andes na Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil até a região da Patagônia na Argentina.
Além disso, esta espécie de periquito não é considerada ameaçada, embora o comércio local e internacional afete suas populações naturais.
Origem
A cocota é nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul.
Subespécies
A cocota possui três subespécies reconhecidas que são:
– Myiopsitta monachus monachus: pode ser encontrado no sul do Brasil, no Uruguai e no nordeste da Argentina. Esta subespécie é a descrita acima.
– Myiopsitta monachus cotorra: pode ser encontrado no sul da Bolívia até o Paraguai, e na região adjacente do Brasil e no noroeste da Argentina.
– Myiopsitta monachus calita: pode ser encontrado no oeste da Argentina, desde a região de Salta até o oeste de Córdoba, Mendoza e La Pampa, esta subespécie é menor que a subespécie nominal e muito parecida com a subespécie cotorra, entretanto apresenta mais azul nas asas, e cinza mais escuro na cabeça.
Características da cocota
A cocota tem penas verdes no dorso, que contrastam com a barriga, peito, garganta e testa acinzentados.
Além disso, o bico é pequeno e alaranjado no peito, a plumagem é escamada e as asas e cauda possuem penas longas azuladas.
A cocota adulta tem 28 a 33 cm de comprimento total e costuma atingir de 28 a 30cm de comprimento, e uma envergadura que chega a atingir 53 cm.
Vale lembrar que essa espécie de ave não possui dimorfismo sexual, ou seja, tanto macho quanto fêmea compartilham das mesmas características físicas.
Reprodução da cocota
A cocota é uma ave que se reproduz entre julho e dezembro, esta é a única espécie de psitacídeos que constrói o seu próprio ninho.
Além disso, todos os outros membros do grupo (papagaios, araras, etc) fazem ninhos em buracos ocos de árvores, barrancos ou cupinzeiros.
Já os casais de cocotas nidificam com o resto do seu bando e podem formar ninhos comunitários com, no máximo, um metro de diâmetro e 200 kg de peso.
Com relação aos ninhos são estruturas cilíndricas fechadas, unidas aos ninhos vizinhos através das paredes externas.
A cocota constrói os ninhos com gravetos, nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores e os ninhos são usados durante todo o ano, pois, quando não estão no período reprodutivo, as caturritas usam-nos para dormir ou como proteção em caso de tempestades.
Além disso, esta ave chega a pôr 11 ovos por postura, sendo que cerca de 7 dos filhotes conseguem chegar à idade adulta.
Alimentação
A alimentação das cocotas é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos.
Habitat
Esta ave habita principalmente nas florestas secas, de galeria, plantações e áreas urbanas, até 1000 metros.
Fotos da cocota
Canto da cocota
Predadores
O predador principal da cocota é o falcão-peregrino e o gavião-de-cauda-curta.