Codorna americana (Colinus virginianus) é uma ave da ordem Galliformes e da família Odontophoridae conhecido como uru-do-norte, codorniz-da-virgínia, codorna bob white.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, a codorna americana assim como a maioria das codornas ela é bastante dócil e de fácil criação.
No entanto, quando criados em cativeiro precisam de uma área ampla onde possam conviver com outras aves, como periquitos, calopsitas e outros, pois geralmente são encontrados em bandos.
Origem
A codorna americana é originaria da região leste dos Estados Unidos, Caribes e também do México.
Características da codorna americana
Tanto nos machos quanto nas fêmeas, a plumagem é marrom com manchas brancas ou beges. Na fase adulta pesa até 500 gramas.
O que distingue o macho da fêmea é a plumagem de sua cabeça.
Enquanto o macho tem um padrão preto e branco, a fêmea tem um padrão bege com padrão bronzeado. Seu corpo é redondo e seu bico é curto.
Outro detalhe é que o macho tem menos manchas em forma de listras no peito.
Uma curiosidade é que essa ave vem em diversas cores como azul, branco, vermelho, entre outras.
Ao se sentir ameaçada, essa espécie de codorna voa de forma explosiva com asas aceleradas e se esconde no abrigo mais próximo.
Reprodução da codorna americana
O macho atinge a maturidade sexual aos 5 meses e começa a cantar e acasalar, enquanto a fêmea atinge a maturidade sexual aos 4 meses e está pronta para a postura.
A postura dos ovos da codorna americana ocorre de outubro a março e uma fêmea pode colocar 200 ovos durante esse período.
Os ovos são brancos, sem camuflagem, e pesam em média de 10 a 12 gramas, a incubação dura 22 ou 24 dias a uma temperatura de 37,5°C e umidade de 40 nos primeiros 20 dias e 65 nos últimos dias.
Alimentação
A codorna americana se alimenta basicamente de grãos, especialmente milho, e também pode se alimentar de insetos, em alguns casos sua dieta pode incluir ervas daninhas.
Habitat
A codorna americana costuma habitar florestas de pinheiros de área aberta, também costa de áreas arbustivas e campos abertos.
Também em locais onde foi usado o fogo controlado também são apreciadas por essa ave, pois deixa o solo exposto e facilita a captura de insetos.
Fotos da codorna americana
Canto da codorna americana
Distribuição geográfica
A codorna americana pode ser encontrada nos Estados Unidos, Caribes, México e e também no Brasil.
Inclusive, esta codorna tem produzido mais no Brasil do em seu país de origem.