Codornizão-africano (Crex egregia) é uma espécie de ave aquática da família Rallidae, que pertence ao gênero dos Crecópsis.
O codornizão-africano tem partes superiores enegrecidas listradas de marrom, partes inferiores cinza-azuladas e flancos e barriga listrados de branco e preto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Seu bico é vermelho e atarracado, seus olhos são vermelhos e encimados por uma sobrancelha branca. É menor do que seus parentes mais próximos, como o Codornizão . Esta última espécie também possui plumagem mais clara e traço superciliar escuro.
O codornizão-africano possui uma grande diversidade de cantos, sendo o mais característico deles uma série de cantos krrr . É ativo durante o dia, e exibe comportamento territorial durante e fora da época reprodutiva, podendo o macho travar lutas para proteger o seu território.
Características do codornizão-africano
O codornizão-africano é um pequeno trilho de 20 a 23 cm de comprimento com uma envergadura de 40 a 42 cm .O macho tem as partes superiores enegrecidas com listras marrom-oliva, exceto a parte inferior da nuca, que é marrom claro.
Uma linha branca se estende do bico acima dos olhos. Lados da cabeça, parte superior da nuca, garganta e peito são cinza-azulados. As penas de vôo são marrom-escuras e os flancos e a barriga são listrados de branco e preto.
Os olhos são vermelhos, o bico é avermelhado e as pernas e pés são cinza ou marrom claro. Não há dimorfismo sexual acentuado , embora a fêmea seja ligeiramente menor e mais opaca que o macho e tenha um padrão de cabeça menos contrastante.
Jovens imaturos têm partes superiores mais escuras e opacas, bico escuro, olhos cinzentos e menos estrias na parte inferior. Nenhuma diferença na coloração é observada de acordo com a distribuição geográfica.
Este trilho muda completamente após a época de reprodução e antes da migração. Embora esta espécie ocupe habitats abertos, não apresenta penas brancas sob a cauda, ao contrário de algumas espécies gregárias que vivem em zonas húmidas como o galeirão e o galinheiro.
Habitat do codornizão-africano
O habitat preferido do codornizão-africano é formado por planícies gramadas, que podem ser pastagens pantanosas ou várzeas, savanas , pastagens levemente arborizadas ou clareiras na floresta.
O ferroviário também vive em lavouras de milho , arroz ou algodão , terrenos baldios e plantações de cana-de-açúcar próximas à água.
Uma grande variedade de plantas herbáceas lhe convém, mas aprecia especialmente as gramíneas que atingem entre 30 cm e 1 m de altura, embora a vegetação mais alta, até 2 m, combina com ele.
Ele normalmente prefere pastagens mais úmidas e com vegetação mais curta do que o Corncrake, e seus criadouros geralmente têm matagais próximos ou cupinzeiros. Encontra-se até aos 2.000 m de altitude mas é raro nos prados altos.
Reprodução do codornizão-africano
A reprodução começa com o namoro durante o qual a fêmea é perseguida pelo macho e assume uma postura ereta com o pescoço estendido. Quando ela para e abaixa a cabeça e o rabo, pode ocorrer a cópula. Leva apenas alguns segundos, mas pode ser repetido várias vezes em uma hora.
O ninho é uma xícara rasa de folhas herbáceas construída em uma leve depressão e escondida em uma moita de grama ou um pequeno arbusto.
É construído em solo seco ou ligeiramente acima do nível da água, ou mais raramente até flutuando na água. O ninho mede cerca de 20 cm , com um copo interno de 2 a 5 cm de profundidade e 11 a 12 cm de largura. A postura conta de 3 a 11 ovos rosados .
Alimentação do codornizão-africano
O codornizão-africano se alimenta de invertebrados como minhocas , gastrópodes ou outros moluscos , larvas de insetos e insetos adultos, incluindo cupins , formigas , besouros e gafanhotos.
Canto do codornizão-africano
Como outros codornizão esta espécie tem uma ampla gama de vocalizações. O chamado territorial e publicitário do macho é uma série de notas krrr rápidas e ásperas repetidas duas ou três vezes por segundo durante vários minutos.
É administrado com mais frequência na época de reprodução, geralmente no início ou no final do dia, mas às vezes continua após o anoitecer ou começa antes do amanhecer.
A chamada de publicidade áspera é facilmente distinguida do hwitt-hwitt-hwitt do crake manchado , do monótono tak-tak-tak-tak-tak do crake listrado ou do rápido-rápido do crake de Baillon . O codorniz de milho é silencioso na África.