Aves

Codornizão: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 16/03/2023
reproducao codornizao

Codornizão  (Crex crex) éuma especie de ave da família Rallidae dos a única espécie do gênero Crex dentro dos cornbirds.

Ele se reproduz na Europa e na Ásia até o leste da China ocidental e migra para a África durante o inverno. O biscoito de milho é redondo de tamanho médio com superfície superior cor de areia ou marrom acinzentado com manchas pretas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

codornizao
codornizao

Possui áreas marrons nas asas, partes inferiores cinza com listras transversais cor de ferrugem e brancas (ou cinza) nas laterais do corpo e partes inferiores. Tem um bico forte e pernas cinza claro.

Quando jovem tem uma plumagem semelhante e quando jovemé, como todos os rallas, preto. A espécie não é dividida em nenhuma subespécie , mas os indivíduos de sua distribuição oriental tendem a ser ligeiramente mais leves.

Características do codornizão

caracteristcas do codornizao
caracteristcas do codornizao

O codornizão é um pouco maior que uma codorna , com a qual, apesar do nome, não é parente próximo. Tem a cor base marrom-amarelada da plumagem superior, sendo o centro das penas de cor escura.

O lado de baixo é marrom muito claro a esbranquiçado. O codornizão tem faixas marrom-ferrugem nos flancos. Durante a época de reprodução, os machos são de cor cinza-azulada nas bochechas e nas laterais do pescoço.

Além disso em vôo, as pernas penduradas como garras e os lados superiores das asas castanhos são impressionantes. Ao correr, o pássaro extremamente escondido e solitário parece ter um pescoço relativamente longo e pernas longas.

Ambos os sexos são muito semelhantes, sendo o envelhecimento das bochechas menos distinto nas mulheres. A plumagem dos pássaros jovens também é muito semelhante à dos adultos; também não possui a coloração cinza nas partes da cabeça e a faixa marrom-ferrugem nos flancos.

Habitat do codornizão

habitat do codornizao
habitat do codornizao

O codornizão é particularmente comum em habitats com inundações na primavera ou no inverno, como juncos , gramíneas ou prados de íris . Necessita cobertura vegetal com altura de crescimento de pelo menos 35 cm.

A espécie também pode colonizar áreas agrícolas amplamente utilizadas, especialmente prados e zonas de assoreamento.

As zonas costeiras de áreas de água salgada ou salobra são geralmente evitadas, mas as espécies aparentemente se reproduziram nas áreas de dunas das ilhas da Frísia Oriental até o início do século XX .

Reprodução do codornizão

reproducao codornizao
reproducao codornizao

Codornizões podem se reproduzir desde o primeiro ano de vida. Ambos os sexos vivem em poligamia sucessiva e podem acasalar várias vezes em uma estação reprodutiva. A reprodução ocorre do final de abril (raras exceções) ao início de agosto.

O ninho é muitas vezes riscado com grama e talos, às vezes com musgococho forrado com diâmetro de 12 a 15 cm. As ninhadas contêm de 6 a 19 ovos, com as ninhadas muito grandes parecendo vir de duas fêmeas.

A ninhada é incubada apenas pela fêmea. A ligação do par termina com a postura dos ovos. Quando a embreagem está completa, os ovos são incubados.

Após 16 a 19 dias, os filhotes eclodem de forma sincronizada. Os filhotes nascidos são precoces e são alimentados pela fêmea por 3 a 4 dias. Depois disso, eles são guiados apenas pela fêmea. Aos 34 a 38 dias, os filhotes são totalmente capazes de voar, mas são independentes antes disso.

Há duas ninhadas anuais, com a ocorrência de ninhadas subsequentes. Após o primeiro acasalamento, às vezes ocorre uma mudança de território em grande escala, principalmente nos machos.

Alimentação do codornizão

alimentacao do codornizao
alimentacao do codornizao

A espécie é onívora com predominância de alimentação animal. Acima de tudo, insetos como gafanhotos , besouros , guindastes , libélulas e moscas são predados. Pequenas rãs , ocasionalmente pequenos roedores e minhocas

Canto do codornizão

O chamado do macho é um elemento duplo distinto e rangente: rerrp-rerrp (semelhante a passar a unha do polegar sobre os dentes ásperos de um pente).

A chamada, que chega a 1 km em condições favoráveis, costuma se repetir por horas. Principalmente é realizado a partir do solo, raramente a partir da sala de controle, excepcionalmente também em vôo.

Aparentemente serve para demarcar território e pode, portanto, ser ouvido principalmente no início da época de acasalamento, mas geralmente do início de maio ao início de julho.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/Canto-do-codornizao.mp3?_=1
canto do codornizao
canto do codornizao
Sair da versão mobile