O colhereiro-africano (Platalea alba) é uma ave aquática da família Threskiornithidae, é o membro da família mais amplamente distribuída na África e Madagascar. Nenhuma subespécie é conhecida.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o colhereiro é o nome comum a várias que também inclui os íbis, essa ave é conhecida pelo gênero Platalea e se distribui por várias espécies.
O colhereiro-africano prefere corpos d’água grandes, silenciosos e rasos, onde forrageia balançando a cabeça de um lado para o outro, cortando com o bico a água, procurando pequenos peixes e invertebrados aquáticos.
Características do colhereiro-africano
O colhereiro-africano é uma ave aquática pálida, distinta, com longas pernas vermelho-rosadas, um rosto vermelho-rosado brilhante e um bico ímpar e distintivo em forma de colher que é óbvio mesmo em vôo.
Quando são juvenis não tem a pele vermelho-rosada brilhante e tem asas com pontas pretas em vôo.
Reprodução do colhereiro-africano
Durante a época de reprodução, apresenta uma bela plumagem rosa: quanto mais crustáceos ingere, mais rosadas ficam essas penas, o que é um indicador da qualidade do ambiente em que vive.
Em regra, as fêmeas colocar 3 ovos, os filhotes são alimentados com comida parcialmente digerida regurgitada pelos pais e permanecem no ninho até que aprendam a voar.
Alimentação
O colhereiro-africano se alimenta de peixes, crustáceos, insetos e moluscos.
Habitat
Esta espécie vive em zonas húmidas pantanosas com águas abertas parcialmente rasas e nidifica em colónias em árvores ou canaviais, eles geralmente não compartilham colônias com cegonhas ou garças.
Fotos do colhereiro-africano
Distribuição geografica
O colhereiro-africano é comum na África subsaariana e ocorre do leste do Senegal à Etiópia e Eritréia e sul da África do Sul, incluindo Madagascar.