Colhereiro-europeu: espécies, características, alimentação e habitat
O colhereiro-europeu (Platalea leucorodia) é uma ave de grande porte da família Threskiornithidae, conhecido como colhereiro-comum ou espátula.
Além disso, esta ave se caracteriza pela plumagem branca e pelo bico peculiar em forma de espátula, esta espécie frequenta zonas húmidas, como estuários e lagoas costeiras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O colhereiro-europeu encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Vulnerável.
Subespécies
O colhereiro-europeu possui três subespécies reconhecidas:
– Platalea leucorodia leucorodia: ocorre do sul da região paleártica até a Índia; no inverno atinge a região central da África e o sudeste da China.
– Platalea leucorodia balsaci: ocorre na ilhas da costa da Mauritânia (Banc d’Arguin);
– Platalea leucorodia archeri: ocorre na região costeira do Mar Vermelho e da Somália.
Características do colhereiro-europeu
O colhereiro-europeu é uma ave que mede 88 centímetros e apresenta plumagem branca uniforme e tem um bico peculiar em forma de colher.
Alimentação
Alimenta-se normalmente em águas pouco profundas, até cerca de 30 cm, peneiram a água com o bico e com estes movimentos apanham pequenos animais como incestos aquáticos e as suas larvas, mas também pequenos peixes, moluscos, crustáceos, rãs, répteis e por vezes algumas plantas.
Habitat
Esta espécie habitat as zonas húmidas, como estuários e lagoas costeiras e tira partido da forma do bico para procurar alimento no meio da lama.
Fotos do colhereiro-europeu
Distribuição geográfica
O colhereiro-europeu pode ser encontrado no território brasileiro e pode ocorrer como vagante no Arquipélago de Fernando de Noronha.