Colibri-abelha-cubano: características, reprodução e alimentação
O colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae) é um pequeno pássaro da família Trochilidae conhecido também como beija-flor-abelha, beija-flor-de-helena ou colibri-abelha, beija-flor-zumbidor e zunzuncito.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie de beija-flor endêmica de Cuba e da Ilha da Juventude.
O colibri-abelha-cubano é a menor ave do mundo medindo cerca de 5,7 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas, segundo o Guinness World Records.
Características do colibri-abelha-cubano
O colibri-abelha-cubano esta é uma espécie de beija-flor, e se destaca por ser o menor pássaro do mundo, sendo encontrado em diversos territórios de Cuba (endêmico deste país).
Com um comprimento médio de 5-6 cm, esta ave tem um peso corporal médio de apenas 2,28 gramas, sendo que os machos não ultrapassam 2 gramas (média de 1,74 gramas)
Os machos não só tendem a ser menores, como apresentam uma coloração mais avermelhada e iridescente na região abaixo da garganta do que as fêmeas.
Quando chega a época de acasalamento, os machos têm todo o topo de suas cabeças vermelho.
Reprodução do colibri-abelha-cubano
Este pássaro faz o ninho usando pedaços de teia de aranha, casca e líquen, a fêmea constrói um ninho em forma de taça com apenas cerca de uma polegada de diâmetro.
Ela forra o ninho com fibras vegetais. Neste ninho ela põe seus ovos do tamanho de ervilhas, ela apenas incuba os ovos e põe apenas dois ovos de cada vez.
Alimentação
O colibri-abelha-cubano se alimenta principalmente de néctar, com uma língua a forma de um tubo longo, o pássaro suga o néctar e o pólen gruda em seu bico ou na plumagem.
Além disso, quando ele voa de flor em flor, ele transfere o pólen e desta forma, ela desempenha um papel importante na reprodução das plantas, no espaço de um dia, o beija-flor abelha pode visitar até 1.500 flores.
Fotos do colibri-abelha-cubano