Comesebo patagônico ( Phrygilus patagonicus ) é uma espécie de ave passeriforme da família Thraupidae pertencente ao gênero Phrygilus .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da região andino – patagônica do sul da América do Sul. É arborícola e, quando nidifica, fica perto da água, apesar de descer frequentemente ao solo para se alimentar; fora da época reprodutiva anda em bandos e ocupa um território maior
Características do comesebo patagônico
Mede de 15 a 16 cm de comprimento. O macho tem cabeça, pescoço e parte superior do peito cinza-azulados escuros; com a área loreal e ao redor do bico enegrecidos.
A plumagem do dorso é amarelo-oliva com tons marrons e o dorso é amarelado; o peito e o ventre são amarelo-esverdeados; caudas infracaudais cinza azulado claro; primários enegrecidos.
Asas e cauda cinza azulado escuro. A fêmea tem cabeça, coberturas e cauda acinzentadas; o dorso é verde-oliva escuro; ventre verde amarelado claro e ventre cinza claro.
Habitat do comesebo patagônico
Esta espécie nidifica na região de Maule no Chile ao sul e nas áreas florestais adjacentes da Argentina (ao sul de Neuquén ) ao sul até a Terra do Fogo .
Nos invernos do sul, também ao norte de Valparaíso e da região metropolitana de Santiago .
Esta espécie é considerada bastante comum em seus habitats naturais : bordas de florestas, muitas vezes nas florestas de faias do sul de Nothofagus , e clareiras arbustivas, principalmente abaixo de 1200 m de altitude .
Reprodução do comesebo patagônico
Constrói um ninho em forma de taça, no solo entre a vegetação, junto às raízes ou detritos vegetais e preferencialmente junto a ravinas.
A fêmea põe de dois a quatro ovos verde-claros com manchas e manchas cinza-arroxeadas ou marrom-arroxeadas.
No verão, quando nidifica, permanece na Terra do Fogo e no extremo sul do continente e no inverno migra para o norte, em direção ao centro da Argentina e do Chile.
Alimentação do comesebo patagônico
Alimenta-se de sementes , flores, néctar , frutas e insetos , Às vezes procura comida no lixo de áreas habitadas.
Canto do comesebo patagônico
Sua música clara e rítmica é uma curta série de notas bem faladas, por exemplo ” cliit-cluett, cliit-uiit, cluit “, às vezes dadas de um poleiro alto.