Como criar arara azul: licenciamento, alimentação, cuidados e saúde
Como criar arara azul as araras são animais silvestres que chamam a atenção e muitas pessoas gostam de ter a ave como animal de estimação.
Embora não seja recomendado, não é proibido comprá-lo. Mas será que todos sabem dos cuidados necessários que essa ave precisa?
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar arara azul
Araras são animais que precisam de muito espaço, alimentação suficiente, higiene adequada e responsabilidade especial com a ave.
Autorização para criar uma arara azul
É muito importante que estes animais sejam adquiridos a um criador devidamente registado que possa comercializar este tipo de aves.
Lojas especializadas e credenciadas também são uma opção. A ave possui anilha de identificação e é faturada em nome e CPF do comprador no ato da compra.
Espaço para a criação da arara azul
Como mencionado anteriormente, estes são animais que precisam de muito espaço. O ideal é que vivam em grandes aviários com locais de descanso e abrigo. Também é importante que o local seja arejado e receba sol.
Alimentação da arara azul
Para evitar problemas de saúde, as araras devem receber uma ração especial e de qualidade. Também é preciso oferecer .
Verduras como: como folhas verdes escuras, couve, almeirão e couve.
Legumes como: cenoura, beterraba, brócolis, milho verde.
Frutas como: maçã, banana, mamão, laranja e banana.
Alternativamente, você pode usar a mistura de nozes como lanche (uma ou duas vezes por semana).
Cuidados com a arara azul
É importante cuidar do meio ambiente todos os dias. O substrato deve ser trocado e as tigelas de comida e água devem ser limpas, assim como as áreas de descanso, se necessário.
As araras são animais que se limpam por movimentos mecânicos, usando bicos nas penas que usam para remover a sujeira. Além disso, o adestrador pode oferecer água de banho em potes, onde o animal pode se refrescar e se limpar.
Por isso, é importante que o pote esteja em uma altura que permita que a ave fique em pé na água, o que garante sua segurança.
Saúde da arara azul
Visitas trimestrais ao veterinário ainda são necessárias para monitorar a saúde da arara.
Vale ressaltar também que não existem vacinas disponíveis comercialmente para araras no Brasil, por isso é ainda mais importante observar os cuidados com o animal inteiro. Dependendo da espécie, a arara pode viver até 80 anos.
Valor da Arara Azul
Uma ave dessas pode custar cerca de R$ 70.000, mas não deixe de conferir se todos os documentos estão realmente corretos. Em caso de dúvida, entre em contato com o Ibama.