A ararajuba é uma bela ave amarela que é conhecida como um ótimo animal de estimação por ser fácil de domar e muito carinhosa.
Muitos proprietários descrevem este animal como muito inteligente e divertido de assistir.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre como criar ararajuba.
Embora ararajuba seja um bom animal de estimação em casa, dependendo de onde você mora, encontrar um pode ser bastante difícil. Se você pode encontrá-lo, geralmente não é o preço mais barato.
Características da ararajuba
A ararajuba tem cabeça e bico relativamente grandes. Ele parece um pouco tímido e às vezes você pode até confundi-lo com ele. No entanto, sua cauda é muito mais curta do que a de qualquer arara.
O corpo desta espécie de ave é amarelo brilhante. A única diferença são as penas verdes nas penas de voo. Ele tem um anel careca ao redor dos olhos e seus pés são rosa.
Os pássaros mais jovens da espécie têm mais penas verdes do que os adultos. Além disso, costumam apresentar manchas verdes em grande parte do corpo. Machos e fêmeas parecem exatamente iguais. As espécies não podem ser distinguidas pela aparência física.
Alimentação da ararajuba
Na natureza, a ararajuba come de várias maneiras. Ele come quase tudo, incluindo frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos. Esta espécie é considerada um comedor oportunista!
Você deve espelhar esta dieta variada em cativeiro. Portanto, você pode oferecer todos os tipos de frutas, nozes, legumes e verduras que tiver em casa.
Você também pode alimentá-los com comida comercial de alta qualidade. Eu não recomendo alimentar esta ave com insetos, pois frutas e vegetais são melhores para sua saúde.
Como cuidar de uma Ararajuba
Cuidar de uma ararajuba é um pouco mais difícil do que a maioria das outras aves. Ele precisa de muita atenção, então o dono deve fazer o possível para se comunicar com esse animal o maior tempo possível.
Se você não tem algumas horas por dia para ficar com ele, evite comprá-lo. Esses bichinhos são muito interativos e divertidos de assistir.
Ararajuba não gosta de ficar muito tempo parada e está sempre fazendo alguma coisa. Devido ao seu alto nível de atividade, ele não pode ser mantido em uma gaiola por muito tempo.
No entanto, sua alta inteligência significa que ele precisa de supervisão constante quando estiver fora. Caso contrário, este animal pode entrar em qualquer canto interessante!
A gaiola para esta ave deve ser grande o suficiente, pois ela precisa de muito espaço para se movimentar. Araras não costumam voar em cativeiro.
Ele geralmente não voa a menos que seja necessário e isso raramente acontece. Mas ele pode fazer truques escalando e pulando.
Comportamento
A ararajuba é uma ave muito ativa e gosta de escalar e mastigar as coisas. Portanto, precisa de muito mais espaço do que outras aves.
A maioria das espécies não são feitas para sentar, mas também precisam de supervisão cuidadosa quando saem da gaiola, pois são muito curiosas e invadem qualquer cômodo se possível.
Em geral, a arara é uma ave muito inteligente e por isso precisa de estímulo mental ou pode ficar entediada. Além disso, ele é descrito como um pouco mais sensível do que outras aves.
Com isso, as araras podem ficar estressadas e até entediadas, o que é uma boa opção para quem deseja um pouco mais de interação com seus pássaros.
Ara se dá bem com as pessoas e gosta de muito carinho. Se você tem uma família, ela se comunica com todos os membros sem problemas.
Autorização do IBAMA
Um ponto importante quando for criar ararajuba é verificar a autorização, no Brasil essa autorização só pode ser feita com IBAMA.
Além disso, para aves adquiridas de criadores comerciais, deverá ser solicitada a nota fiscal contendo seu CPF, o Documento de Registro IBAMA das aves e o Número de Registro de Empresa Comercializadora IBAMA.
Além disso, essa alimentação deve ser dada em um horário específico do dia, pois o Canário deve ter uma rotina, para que saiba exatamente quando vai comer.