Como criar canário belga: alimentação, reprodução, cuidados e preço
Para criar canário belga é muito importante saber os cuidados básicos sobre essa ave e a sua reprodução, os canários são ótimos pássaros para ter em casa, pois são fáceis de cuidar e se adaptam bem à solidão.
No entanto, a reprodução desta ave não é tão simples, para que ocorra é preciso planejar com antecedência, além de ter equipamento especial, alimento específico e sorte.
Além disso, fazer com que se reproduzam corretamente é importante para garantir um ambiente sem estresse, bem como uma chance maior de ter crias, e se for a sua intenção, só prossiga se puder cuidar dos filhotinhos, mesmo que não encontre outro lar para eles.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar canário belga e tirar todas as suas duvidas.
Autorização para criar canário belga
Por se tratar de uma ave silvestre, é imprescindível a autorização de órgãos ambientais internacionais, inclusive do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Além disso, também é obrigatório ter a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente do governo federal, bem como do seu estado e município onde você mora.
Desta forma, se você deseja criar um canário belga é importante ter a aprovação para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave.
Como criar canário belga
Local de criação
Para iniciar uma pequena raça de canários belgas, geralmente você pode adaptar um cômodo existente na casa. Preferencialmente, o alojamento deve ser equipado com grandes janelas voltadas para o sol nascente.
As janelas devem ser protegidas por uma treliça de malha fina para evitar a entrada de insetos e dispostas para permitir correntes de ar diretas acima das gaiolas, para prevenir o desenvolvimento de problemas respiratórios.
Porém, é necessária a circulação de ar, que muitas vezes pode ser resolvida por pequenas aberturas próximas ao invólucro, que facilitam a saída do ar aquecido.
A previsão do número de pares deve ser feita de acordo com as dimensões do incubatório, sempre tendo em mente que ele também deve levar pintinhos futuros e a superpopulação é uma das causas do fracasso na avicultura.
Gaiolas para criar canário belga
As gaiolas indicadas para criar canário belga é de arame galvanizado com grade divisória removível e suportes externos para bebedouros e comedouros.
Existem no comércio diversos tipos de gaiolas e excelentes fabricantes, e antes de adquirí-las é recomendável fazer uma pesquisa cuidadosa para eleger o modelo mais conveniente, o melhor acabamento e preço, sendo interessante ouvir a opinião de criadores experientes.
Alimentação do canário belga
A alimentação do canário belga é a ração própria para canários, que pode ser comprada em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como a Petz.
Além disso, a ração contém todos os nutrientes que a ave precisa para manter uma dieta saudável e balanceada, e além dela, a alimentação de canário belga deve conter grãos, sementes, gramíneas, pequenos insetos e água fresca em abundância.
No entanto, é permitido oferecer frutas e verduras para canário belga em pequenas quantidades diárias, que funcionam como petiscos e complementam o cardápio.
Reprodução do canário belga
Entre a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto é o período recomendado para iniciar o acasalamento.
Machos e fêmeas devem ser colocados nas gaiolas de criação para um período de aclimatação, separados pela grade separadora, sendo as fêmeas fornecidas com ninho e barbante de juta (rasgado ou em pedaços de 5×5 cm para serem colocados nas gaiolas).
Quando os pássaros começam a trocar comida pela treliça, e a fêmea constrói o ninho, retire a treliça divisória, e então há muito menos oportunidades de brigas decorrentes de incompatibilidade ou despreparo do casal.
Como cuidar do canário belga
Quando se trata de gaiolas para criação de canários belgas, quanto maior, melhor Invista em gaiolas grandes onde o pet possa se movimentar bastante.
Você deve cobrir o chão com grânulos higiênicos e limpar os excrementos das aves diariamente.
A limpeza da gaiola também inclui a limpeza dos comedouros e bebedouros. Porque é importante retirar todos os restos de comida que possam atrair insetos para evitar a proliferação de vírus, bactérias e fungos prejudiciais à saúde das aves.
Preço do canário belga
Esse tipo de canário é muito conhecido no Brasil, por isso praticamente todas as cidades possuem avicultores que vendem canários belgas. Isso torna seu preço acessível, que varia de R$ 50,00 a R$ 150,00.