Como criar canário giboso espanhol: cuidados, alimentação e preço
Para criar canário giboso espanhol é importante esta atento aos cuidados e alimentação adequada desta ave, o canário giboso espanhol é um canário de postura de penas frisadas que assume uma posição próxima ao numero 1 (um), quando excitado, ou voluntariamente.
Este tipo de canário tem a sua origem em Espanha por volta de 1984, por cruzamento de Fino Sevilhano (antiga raça espanhola) com Tenerife.
Além disso, o pescoço deste pássaro possui uma vértebra a mais que as outras raças semelhantes como o Gibber e o Frisado do Sul.
Eles conseguem um equilíbrio momentâneo esticando a cabeça e o pescoço pouco abaixo da horizontal.
O canário giboso espanhol tem a face ao pescoço mais comprido, necessita reduzir o ângulo entre o pescoço e o corpo (45º a 60º) para reduzir a tendência a cair para a frente.
O canário giboso espanhol é nativo da Espanha por volta de 1984, por cruzamento de Fino Sevilhano (antiga raça espanhola) com Tenerife.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de criar canário giboso espanhol.
Autorização para criar canário giboso espanhol
Por se tratar de uma ave silvestre, é imprescindível a autorização de órgãos ambientais internacionais, inclusive do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Além disso, também é obrigatório ter a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente do governo federal, bem como do seu estado e município onde você mora.
Como criar canário giboso espanhol
Ambiente
Com relação ao ambiente não precisa de muito espaço, mas também não pode ser abafado.
O local deve contar com boa circulação de ar, desde que não haja correntes de vento. Evite ainda manter os pássaros diretamente sob os raios solares.
As gaiolas podem ser instaladas em um cômodo ocioso da propriedade ou residência. Nas janelas, coloque telas para proteger os pássaros de predadores.
Gaiolas
As gaiolas indicadas para a criar canário giboso espanhol é feita de arame galvanizado, vendidas em lojas especializadas em agricultura, podem ser de vários modelos, mas com dimensões mínimas de 70 por 40 por 30 centímetros
É mais fácil de fabricar para escolher opções que fornecem suportes para fixação de bebedouros e comedouros.
Também ajuda na limpeza se o chão tiver uma grade sobressalente em uma bandeja que, forrada com papel, serve de descanso para as fezes da ave.
Na época de postura, adicione uma caixa de plástico de 15 cm de lado, forrada com tecido para servir de ninho.
Acessórios
Acessórios importantes são o bebedouro e o comedouro, sendo o material mais comum o plástico e disponível em diversos formatos no comércio especializado.
Portanto, limpe-os diariamente para que alimentos e água suja não acumulem depósitos, use uma bucha ou mesmo uma escova de dente velha e água corrente.
Alimentação do canário giboso espanhol
A alimentação do canário giboso espanhol ideal é a ração entrosada balanceada específica como as sementes
Porém elas podem ser sustidas na falta do alimento industrializado, como complemento, forneça uma farinhada com ovos desidratados e/ou folhosas, exceto alface, são indicadas na alimentação deste pássaro, couve, escarola, almeirão, catalônia.
Preço do canário giboso espanhol
No mercado, a raça do canário giboso espanhol é comercializada com preços na faixa de R$ 150 a R$ 500. Os valores variam de acordo com as características de cada ave.
Inclusive relacionados com a ascendência da linhagem, o resultado dos trabalhos de cruzamentos executados e os aspectos herdados pelos híbridos.