Como criar codorna ? é muito comum no Brasil devido à facilidade de cuidado e manejo desses animais. Além da produção doméstica, problemas de comercialização também podem ser considerados, principalmente quanto ao consumo de ovos dessas aves.
As codornas são animais domésticos que vivem bem em grupos, como as galinhas. Mas não precisam de muito espaço para procriar e botar ovos. Este tipo de avicultura atrai a atenção de muitas pessoas com suas inúmeras vantagens.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar codorna
A codorna é um pequeno pássaro da mesma família dos perus, pavões e faisões. Mas ao contrário de seus parentes, ele não precisa de cômodos grandes para morar.
Apesar de seu tamanho, seu corpo é robusto, com asas curtas e sem esporas nas pernas. No entanto, as garras são muito afiadas, necessárias para procurar comida no chão.
Dicas de como criar codorna
A criação de codornas é bastante simples. A criação pode ser doméstica ou comercial. No entanto, recomendamos começar devagar porque essas aves têm uma alta capacidade reprodutiva e crescem rapidamente.
Local para a criação da codorna
O melhor local para manter as codornas são os aviários, que podem ser grandes gaiolas de aço galvanizado – seja em um galpão, no local do ninho, próximo a um poleiro, etc.
É importante que esteja em local fechado para não atrair predadores como gambás, raposas, aves de rapina e outros animais silvestres.
O ambiente deve ser silencioso, com boa ventilação e temperatura de 20-23 ºC. A iluminação artificial é muito importante para promover a produção de ovos.
As codornas devem ser expostas à luz por cerca de 14 a 16 horas por dia. Existem muitas estruturas adequadas para a criação de codornas para venda em lojas de suprimentos agrícolas. Você pode começar com dois pares e aumentar gradualmente usando lutos para reprodução.
Cuidados
A limpeza é um fator muito importante na criação de codornas. O biotério deve ser limpo diariamente para remover fezes e outros contaminantes.
Da mesma forma, os ovos são coletados diariamente para manter sua qualidade. Se uma codorna ficar doente, separe-a do grupo e trate-a individualmente.
Os veterinários geralmente prescrevem medicamentos que são administrados com água, assim como para galinhas.
Alimentação
Embora o consumo de alimentar seja baixo, é importante que as aves tenham comedouro à disposição, comam certos alimentos além das opções naturais.
O bebedouro deve ser do tipo bico, que mantém repetidamente a disponibilidade de água fresca. Outras versões podem ser instaladas desde que a água seja trocada com frequência.
Reprodução da codorna
A reprodução das codornas ocorre durante todo o ano, sem uma época específica do ano. Apenas um macho é necessário para cada cinco fêmeas a cada dois anos, quando ele deve ser substituído para evitar problemas genéticos.
Também nem sempre é ideal que os pais reproduzam com filhos, pois isso pode manifestar mais facilmente a genética de certas doenças.
Para se reproduzir, as fêmeas só precisam estar em contato com o macho por 12 horas consecutivas. Depois de um dia de descanso, ele já consegue contatar várias fêmeas para acasalar.
As fêmeas devem ser isoladas após o acasalamento para que se sintam menos estressadas e que nada aconteça que impeça a fertilização dos ovos.