Início » Criar Aves » Como criar coleirinha: licenciamento, alimentação, cuidados e preço

Como criar coleirinha: licenciamento, alimentação, cuidados e preço

como criar coleirinha

Para criar coleirinha em casa é muito importante saber os cuidados básicos sobre essa ave, o coleirinha ou coleiro é o pássaro mais sociável da fauna brasileira.

Esta espécie é considerado um dos pássaros nativos de mais difícil reprodução em cativeiro, pois as fêmeas demoram a ceder ao instinto reprodutivo, sempre implicando com a presença dos machos.

como criar coleirinha
como criar coleirinha

Portanto, o criador de coleirinha deve ser paciente e saber aguardar o momento certo para obter sucesso na criação.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar coleirinha.

Autorização para criar coleirinha

Por se tratar de uma ave silvestre, é imprescindível a autorização de órgãos ambientais internacionais, inclusive do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(IBAMA).

Além disso, também é obrigatório ter a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente do governo federal, bem como do seu estado e município onde você mora.

Desta forma, se você deseja criar um coleirinha é importante ter a aprovação para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave.

Como criar coleirinha

como criar coleirinha
como criar coleirinha

Local

As gaiolas para criar coleirinha podem ser de metal ou madeira, à escolha do criador e as de madeira são mais difíceis de higienizar, exigindo maior trabalho para isso, mas por outro lado, parecem ser mais aconchegantes nas baixas temperaturas.

Além disso, as gaiolas ideais para as fêmeas (no caso de criação no sistema de poligamia – o macho só é colocado com a fêmea no momento da cópula) devem ter de 50 a 70 cm de comprimento, cerca de 30 a 40 cm de altura e profundidade.

Portanto, é recomendável que possuam a divisória, para facilitar o manejo com os pássaros e para os machos, podem usados os tradicionais modelos piracicaba e carioca, em seus variados tamanhos.

Alimentação 

A coleirinha é um pássaro granívoro, não sendo grande apreciador de frutas e verduras, a base da alimentação é constituída por uma mistura de alpiste, painços variados, senha e níger, sendo o primeiro em maior quantidade (50% a 60%).

No entanto, eles apreciam muito, como guloseimas, sementes de capim frescas, por exemplo, as de “pé de galinha”, colonião, braquiara, margoso, favorito, entre outros, os cachos podem ser colhidos e fornecidos inteiros aos pássaros.

Reprodução em cativeiro 

reproducao do coleirinha em cativeiro
reproducao do coleirinha em cativeiro

A temporada de reprodução dos coleirinhas inicia-se e também termina mais tardiamente que a dos outros pássaros.

Além disso, estima-se que a melhor época para criar coleirinha seja de novembro a abril, período que coincide com a maior disponibilidade das sementes de seus capins preferidos, na natureza.

Com relação aos ninhos utilizados podem ser os de curió ou menores, pois fêmea irá preencher o espaço que sobra no ninho quando ela está deitada com o material oferecido pelo criador, que pode ser raiz de capim, corda de bacalhau (sisal) ou fibra de coco desfiadas.

Dica:

Tome cuidado o ninho deve ser camuflado e não enfeitado, não precisa e nem é bom exagerar na camuflagem, pois isto pode, ao invés de atrair, afugentar a fêmea, também não é necessário camuflar em volta do ninho todo.

Além disso, o importante é que a fêmea, na momento em que salta do poleiro para a borda do ninho, veja a camuflagem à sua frente, sendo que depois que a mesma está deitada, pouco importa se ela vê ou não a camuflagem.

Como cuidar do coleirinha

como cuidar do coleirinha
como cuidar do coleirinha

Banhos de sol

O sol da manhã é uma das coisas que deixa os pássaros felizes, no entanto, tenha cuidado com a superexposição e mantenha sempre parte da gaiola na sombra (pois a ave terá onde se esconder quando a temperatura subir).

Banheiras com água

Os coleirinhas também adoram banhos, isso faz bem para sua higiene e para seu humor, no entanto, tome cuidado com coleirinhas muito novinhos nos dias de frio.

Isso porque eles ainda não sabem direito quando podem tomar banho e quando não podem (e o criador terá de ter este discernimento).

Tome cuidado também com o posicionamento da banheira dentro da gaiola para que ela não fique abaixo de um poleiro. Além disso, o coleirinha pode fazer suas necessidades na água e depois utilizá-la para beber (o que é muito prejudicial à sua saúde).

Deixe seu pássaro em lugares abertos, com barulho de natureza

cuidar do coleirinha
cuidar do coleirinha

Se seu coleirinha fica sempre em casa, há chances de que ele esfrie, pois eles gostam de movimento e quanto mais você mexer com ele, mais ele vai gostar.

Portanto, leve seu pássaro em lugares lugares abertos, com sons da natureza, isso vai animar seu coleirinha .

Ouvir um outro coleiro cantar

Outra coisa que vai amimar seu coleirinha  é colocar ele para ouvir outros pássaros cantando, pode ser cantos baixadas na internet, dessa fora o seu coleirinha  irá se sentir motivado a demarcar seu território e irá cantar.

Preço do coleirinha 

A média de preço do pássaro coleirinha é de R$800 a R$3.000,00 no mercado que é legalizado.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.