Como criar curió: dicas, alimentação e cuidados
Como criar curió comumente conhecido como papa-arroz e avinhado, é originário do Brasil. Seu tamanho varia de 10 a 15 cm e peso de até 16 g.
Possui bico preto, curto e forte, que serve para esmagar as sementes. É de cor marrom quando jovem, mas torna-se preto à medida que amadurece, com peito e barriga cor de vinho e uma mancha branca nas asas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar curió
Os criadouros caseiros legalizados são uma das formas mais importantes de proteger as espécies, principalmente aquelas que de alguma forma despertam o interesse, seja pelo canto, tamanho ou ousadia, como costumam fazer os curiosos.
Entretanto, como em toda reprodução, o sucesso de um criador é determinado por sua habilidade técnica para manejar corretamente as aves.
Para isso, vários detalhes são importantes para quem quer investir nesse tipo de criação. Apresentamos alguns deles a seguir:
Dicas para a criação do curió
Primeiramente, para legalizar a criação, é importante que o criador tenha registro no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do Meio Ambiente) referente ao Sispass.
Ao comprar aves de outros criadores, é importante garantir que eles também estejam devidamente registrados e autorizados a exercer essa atividade. Quando se trata de pássaros, é imprescindível assegurar-se de que você está adquirindo aves de procedência.
As gaiolas devem ser de arame galvanizado, espaçamento entre grades de 12 mm e dimensões de 50 x 28 x 36 m. É desejável que tenham piso para fácil limpeza e chumaços removíveis.
Acessórios
O curió é uma ave muito ativa. Portanto, deixar vários poleiros para esta ave é a melhor opção. Além dos poleiros, bebedouros, comedouros e caixa d’água, eles devem ser colocados ao redor da gaiola, para que as aves possam beber, comer e tomar banho quando quiserem.
Cuidados
As gaiolas devem ser instaladas em local pouco ventilado e muito sossegado, com boa exposição solar durante curtos períodos do dia. Evite os inimigos naturais das aves usando paredes de metal de 1 mm ao redor do aviário.
Reprodução do curió em cativeiro
Após seis meses ou um ano de vida, as fêmeas já estão prontas para se reproduzir quando começa o primeiro período fértil, que vai de setembro a março de cada ano.
Uma avaliação das gaiolas deve ser feita com cerca de 5 dias de antecedência, para que as divisórias possam ser abertas gradualmente durante esse período.
Ao acasalar, coloque a gaiola do macho entre as duas gaiolas da fêmea. Eles devem ser conectados a distribuidores que abrem lentamente. Quando os filhotes tiverem 35 dias, separe-os dos pais para que possam se alimentar sozinhos.
Como alimenta seu curió
Os curiós possuem um paladar um tanto versátil e pode ser alimentada com painço, alpiste, milho, ração balanceada, ovo cozido ou mesmo ração prensada se esta for adicionada.
Também recomendamos um copo mineral com pedra kanga, farinha de ostra, areia de rio e calcário cálcico.