Como criar faisão venerado: características, reprodução, alimentação e cuidados
Quem procura criação caseira de aves exóticas, inclusive vendas, já deve ter ouvido falar de lindos faisão venerado.
A plumagem de cores vivas e contrastantes das diversas variedades da ave é muito interessante tanto na decoração de quintas e herdades, como também em parques e jardins públicos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar faisão venerado
As penas também são procuradas, usadas para fantasias e adereços, principalmente em desfiles e bailes durante os carnavais.
Características faisão venerado
O faisão venerado é uma ave majestosa de plumagem ouro branco brilhante e plumagem corporal vermelha, pernas cinza, íris castanha e pele vermelha em redor dos olhos.
Com relação a cabeça é branca com uma faixa estreita preta através dos olhos.
O macho pode medir até 2,4 metros comprimento e tem uma cauda prateada extremamente longa barrada de castanho.
Além disso, as suas dimensões obrigam à disponibilidade de uma grande área para poder exibir e manter a sua longa cauda.
Por outro lado a fêmea é marrom com coroa enegrecida, cara amarela e castanha com penas cinzas na cauda.
Reprodução do faisão venerado
O acasalamento pode ocorrer no primeiro ou segundo ano de vida, dependendo da variedade, e concentra-se de agosto a janeiro.
Alguns meses antes desse período, deixe um macho no aviário para que não haja brigas entre os criadores quando os casais forem formados. É possível reconhecer os sexos a partir do terceiro mês de vida.
Alimentação do faisão venerado
A ave pode obter ração para frango ou codorna, que pode ser comprada em lojas de suprimentos agrícolas. Ofereça três refeições ao dia, incluindo frutas e legumes como acompanhamento – evite salada, que pode causar diarreia na ave por conter muita água.
Cuidados
Rústico e resistente, o faisão não exige muitos cuidados. Mas como tende a coçar, recomenda-se aplicar a desparasitação duas vezes por ano.
Além disso uma dose pode ser administrada em fevereiro antes da muda e outra em julho antes da postura dos ovos.
O criador pode diluir o remédio em água ou misturar na ração para dar ao animal, O esquema de vacinação segue o mesmo esquema das galinhas.