Como criar galinha: espaço, alimentação, coleta de ovos e cuidados
Ao criar galinhas em casa, é importante reservar um tempo para cuidar das aves e mantê-las saudáveis. Além disso, é preciso construir um galinheiro para abrigar as aves e protegê-las do sol, da chuva e do frio.
Além disso, as galinhas precisam se alimentar bem e ter uma área onde possam circular livremente. Sem contar que as instalações precisam ser limpas e desinfetadas para evitar a contaminação das aves com patógenos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar galinha.
Como criar galinha
Espaço e estrutura
As galinhas gostam de ciscar e correr livremente, por isso é importante reservar uma área de 6 m² para três aves.
Além da exposição solar, o local também deve ter uma área sombreada, também é necessário ter um piquete com grama, onde as galinhas possam pastar.
Outra parte do piso deve ser coberta com substrato de boa qualidade para o bem-estar e conforto das aves.
A galinha galinheiro pode ser construído com palha e madeira. É mais recomendável que a estrutura tenha duas áreas: uma para as galinhas ciscarem e pastarem, outra para empoleirar e botar ovos.
Dicas de alimentação
Além de água limpa e fresca, que está sempre disponível, as galinhas são alimentadas principalmente com milho.
Mas outros alimentos também podem ser oferecidos, como vegetais frescos e ração de alta qualidade (se houver capital disponível). Por terem o hábito de se coçar, os pássaros acabam comendo qualquer coisa, até insetos e pedrinhas.
Cuidados adequados para criação de galinhas
Todos os dias pela manhã é importante trocar a água. Não é recomendado deixar comida nos comedouros à noite, para não atrair roedores e outros animais.
Ao cair da noite, todas as aves devem ser alojadas no galinheiro, eles estão livres para passear assim que amanhece.
O galinheiro, bebedouros e comedouros devem ser sempre (semanalmente) limpos para evitar a proliferação de bactérias e outros patógenos.
Galinheiros, ninhos e poleiros devem ser desinfetados a cada quatro meses, a palha da cama também deve ser substituída por outra para manter a saúde e o bem-estar das aves.
Outra medida de precaução é saber se galinhas caipiras podem ser criadas em sua área. No Brasil, existem alguns municípios que proíbem a criação de frangos em áreas urbanas, se permitido, basta comprar as aves e começar a criar em casa.
Coleta dos ovos
Após a coleta dos ovos, eles devem ser limpos com uma escova seca para remover resíduos. A lavagem com água não é recomendada porque a casca protege a gema e o albúmen da contaminação bacteriana e viral.