Como criar jandaia: autorização, alimentação, reprodução, preço e cuidados aquedados
Para criar jandaia é importante alguns cuidados como alimentação e ambiente, a jandaia é um espécie de periquito muito divertido de se criar em casa.
Além disso, por mais que não sejam difíceis de se domesticar, o processo requer tempo, paciência e consistência, obviamente, não se esqueça de se divertir ao domesticar e treinar o seu periquito.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar jandaia e tirar todas as suas duvidas.
Autorização para criar jandaia
A jandaia é uma ave silvestre, portanto é imprescindível a autorização de órgãos ambientais internacionais, inclusive do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Além disso, também é obrigatório ter a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente do governo federal, bem como do seu estado e município onde você mora.
Desta forma, se você deseja criar jandaia é importante ter a aprovação para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave.
Como criar jandaia
Alimentação
Além da ração própria para a espécie, é indicado dar à jandaia frutas como maçã, uva e pêssego, castanhas e leguminosas, como milho verde.
Reprodução da jandaia
A reprodução da jandaia em cativeiro não é difícil, primeiramente, deve-se unir um casal num viveiro, embora possam ser criados em colônia, e compre um ninho e coloquei dentro da gaiola.
Além disso, espere para ver se o macho e a fêmea são compatíveis, pois essas aves monogâmicas e sua maturidade sexual se inicia com 2 anos de idade.
Com relação ao período de reprodução vai de agosto a janeiro, no entanto o mês de setembro é o de maior fertilidade.
Já a postura é de 3 a 5 ovos, o intervalo de tempo entre a postura de um ovo e outro é de três dias, e os ovos são incubados por 25 dias, o casal pode fazer até 3 posturas anuais.
Cuidados aquedados com a Jandaia
É importante escolher comedouros e bebedouros de tamanho adequado para a jandaia para que a ave adote uma postura correta ao se alimentar e evite que defeque nesses itens e contamine alimentos e água.
Em termos de material, a opção mais recomendada é a comida/poção de porcelana.