Como criar papa capim: licença, alimentação, doenças e dicas
Para criar papa capim é importante esta atento aos cuidados, local e alimentação adequada, pois essas aves vivem nos capinzais onde se alimentam de grãos e quebram as sementes com o seu forte bico para comer.
O papa capim também o arroz, como fonte de alimentação, sendo então bastante encontrados nesses tipos de plantações.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de criar papa capim e tirar todas as suas duvidas.
Além disso, uma criação de papa capim implica em uma série de procedimentos legais e antes de tudo, não se deve adquirir em nenhuma circunstância, nem mesmo por doação, pássaros sem comprovação testemunhal e documental de procedência.
Isso porque a documentação legal para criar papa capim é de estrema importância, e visitar outros criadores também é fundamental para ver como os pássaros adaptam-se e como devem ser criados.
O criador deve estar registrado no IBAMA como criador amador de papa capim, o cadastramento deverá ser feito sempre pela Internet no site do Atendimento Online do IBAMA.
É muito importante que antes do cadastramento, a Instrução Normativa nº 15/2010 bem como o Manual do Usuário do SISPASS (também disponível no site acima site).
Licença para criar papa capim
A licença deve ser obtida antes da compra do papa capim, a ave deve ser de origem legal, ou seja, deve ser proveniente de outro criador amador ou de um criador comercial registrado pelos órgãos competentes.
Para a pessoa que cria as aves ilegais e querem legalizá-los, não há como realizar o procedimento, a pessoa deve visitar o instituto e entregar os animais voluntariamente, então ele tem que encontrar um criador licenciado para adquirir os animais.
Como criar papa capim
Para criar papa capim é importante ter alguns cuidados diariamente, por exemplo, trocar a água e limpar o tanque, os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar mofo dos restos de comida, muitos pássaros adoram tomar banho e esta prática é boa para a saúde dos animais.
Recomenda-se, portanto, deixar uma banheira pronta, sempre com água limpa, para que possa se refrescar, o papa capim gosta muito de tomar banho, mesmo no frio. Além disso, o papa capim não costuma ser de difícil propagação, seja em aviários ou em gaiolas.
No caso de aviários, basta montar o casal durante a época de reprodução para que possam nidificar e acasalar, Com relação as gaiolas de metal são preferíveis porque são mais fáceis de limpar e desinfetar regularmente.
Quando as versões de madeira possuem muitas lacunas, o que facilita a reprodução de insetos e parasitas, o ideal é criar em gaiolas metálicas grandes, se possível.
Alimentação
A alimentação adequada do papa capim é composta basicamente por sementes como alpiste, painço amarelo, painço verde, painço vermelho, painço branco, senha e niger, também gosta de comer verduras e legumes como chicória, almeirão, couve, pepino, milho verde e jiló.
Doenças comuns do papa capim
Uma doença bastante comum entre os papas capins é o pássaro ficar com olho fechado é todo encorujado, neste caso, o correto é imediatamente levar sua ave a um veterinário, pois isso pode ser peito seco, ou outro problema que causa isso, fato do pássaro ficar encorujado.
Medidas devem ser adotadas para criação de papa capim:
#1 – dica: Não compre pássaros de criadores ilegais, pois estes não podem ser registrados no IBAMA.
#2 – dica: É obrigatório o registro o SISPASS como criador amadorista.
#3 – dica: Criadores amadoristas só podem transacionar pássaros entre si (máximo de 50 transações por período de licença) ou adquirir aves de um criador comercial devidamente registrado no IBAMA.
#4 – dica: A venda de aves para pessoas que não querem ser criadores amadoristas deve ser feita por criadores comerciais, registrados no IBAMA com a devida nota fiscal.
#5 – dica: O criador deve renovar sua licença anualmente, gerando um boleto de pagamento pelo SISPASS.
#6 – dica: Para promover torneios e exposições, os criadores amadoristas devem encaminhar um calendário ao IBAMA até o último dia útil do mês de outubro do exercício anterior.
Como diferenciar papa capim macho e da fêmea
O papa capim macho possui um capuz preto na cabeça, contrastando com as partes superiores oliváceas e com as partes inferiores amareladas.
Por outro lado o papa capim fêmea possui a cor parda, a mesma cor dos filhotes, com relação aos filhotes machos adquirem a plumagem de adulto com cerca de 18 meses de idade.