Aprenda tudo sobre como criar papagaio-do-mangue quais são seus hábitos alimentares e os cuidados adequados para criar esta ave.
Além disso, para criar papagaio-do-mangue em residência, é necessária uma autorização do IBAMA para a posse do animal.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre como criar papagaio-do-mangue.
Como criar papagaio-do-mangue
A dieta do papagaio-do-mangue é baseada em frutas, grãos, sementes e folhas, é importante que a alimentação seja bem conservada.
Para criar papagaio-do-mangue também é importante oferecer água limpa e purificada, ele também se adapta melhor a locais com sol e sombra, por isso é interessante investir em uma boa bebida para que a água do seu animal permaneça sempre refrescante.
Por isso, o tratador deve ter tratamento veterinário com consultas e exames todos os anos, outra grande preocupação deste animal é a gaiola que o protege e guarda.
Além de colocar a gaiola em um local ensolarado e com sombra, a gaiola deve ser forrada com papel que precise devem ser trocados diariamente, mas não cubra a gaiola com jornais, pois eles derramam tinta que pode ser prejudicial ao animal.
Temperamento
O papagaio-do-mangue é uma das espécies de psitacídeos mais silenciosos, especialmente quando comparado ao verdadeiro papagaio.
Em seu ambiente natural, essas aves são capazes de voar em grupos e uns dos outros se reúnem em bandos para descansar à noite.
Em termos de interação com os humanos, o papagaio permanece sociável e em algumas situações pode se comportar da mesma forma com outros animais da casa.
É a interação com o guarda, que fortalece a afetividade do animal e contribui para sua tranquilidade dentro de casa.
Alimentação
Em criadouros, o mais comum é que ele seja alimentado com rações para psitacídeos e deve ser mais equilibrada e itens muito calóricos não podem fazer parte da rotina.
Principais doenças do papagaio-do-mangue
O papagaio-do-mangue é uma espécie de ave que pode desenvolver problemas de saúde em decorrência da má alimentação. como pneumonia, distúrbio de fígado, sinusite e conjuntivite.
Além disso, essas doenças que ave desenvolve também pode transmitir doenças a seres humanos e por isso a importância de lavar bem as mãos após o contato direto com a ave.
Qual é o preço de um papagaio-do-mangue?
O valor médio de um papagaio-do-mangue pode variar de R$ 3.000 a R$ 5.000, dependendo do sexo e idade do animal.
Vale ressaltar que você não precisa de licença para criar este animal, mas você precisa de nota fiscal tem que comprovar a procedência.
Nesse caso é o criador que precisa de autorização do IBAMA para comercializar aves silvestres ou exóticas. Portanto, fique atento à origem legal do animal.