Para criar pombo é importante saber alguns cuidados adequados, os pombos são animais amistosos e domesticados pelos humanos há séculos, inclusive, já foram treinados para realizar tarefas, como transportar mensagens.
Além disso, eles gostam de ter companhia, portanto, ao criar um único pombo, você precisa dedicar muita atenção a ele.
Muitas pessoas pensam que os pombos são pragas que se multiplicam nos grandes centros urbanos das cidades.
Algumas pessoas têm até medo do pássaro, porém, criar pombo em casa vem ganhando muitos adeptos, e muitos ficam curiosos para saber mais sobre essa espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar pombo.
Como criar pombo
Mantenha a higiene
É muito comum que essas aves, soltas no meio urbano, tornem-se portadoras de doenças prejudiciais à saúde humana.
Portanto, o sucesso da criação de pombos depende inteiramente da higiene do local de permanência. O tutor deve estar sempre atento a isso.
A limpeza do ambiente de criação de pombos deve ser feita pelo menos três vezes por semana.
Também é importante cuidar da higiene dos potes e panelas que guardam a água e a comida das aves. Isso deve ser feito todos os dias. Se observar contaminação, pode fazer a higienização várias vezes.
Uma dica valiosa para a columbofilia é evitar o desperdício de ração, ajuste a quantidade de acordo com as preferências das aves e as instruções do veterinário. Desta forma, você pode evitar que a ração se acumule no chão do estábulo.
Tamanho da gaiola
A gaiola para criar pombo deve ser de tamanho adequado ao tamanho das aves. É muito importante não colocar muitos animais juntos em um só lugar, se quiser criar vários, divida-os em grupos de no máximo três.
Localização
Para criar pombo nunca pode ser diretamente exposta às mudanças climáticas. Procure sempre criar medidas de proteção para os animais.
É importante que as aves permaneçam em um ambiente com temperaturas mais amenas, não passando de 24 graus.
Alimentação
O pombo se alimenta de sementes, de grãos de vários cereais como trigo, cevada, aveia, milho, caracóis, insetos e minhocas.