Como criar rosela: alimentação, reprodução, cuidados, habitat e preços
Rosela geralmente, as roselas têm cerca de 30 cm de comprimento e pesam de 90 a 120 gramas. As cores lembram aquarelas.
São aves tímidas, embora seu comportamento seja sensível às mudanças sazonais. Por exemplo, durante a época de reprodução, tornam-se agressivos e barulhentos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar rosela
Roselas são até recomendadas para serem cultivadas aos pares, mas durante a época de reprodução o casal deve ser separado de outras espécies, se presentes, pois as roselas podem apresentar comportamento territorial e agressivo.
Sua dieta é baseada em sementes (alpiste, girassol, aveia e milho) e frutas, as maçãs são importantes para lubrificar os intestinos. Além disso, há um fato curioso relacionado à cor dessas aves: a cor das fêmeas é mais fraca que a dos machos.
Hábitos das rosela
Geralmente, as roselas têm cerca de 30 cm de comprimento e pesam de 90 a 120 gramas. As cores dessas aves lembram aquarelas, pois a mistura dos tons de verde, azul, amarelo, marrom, preto e azul é única e fascinante.
São aves tímidas, embora seu comportamento seja sensível às mudanças sazonais. Por exemplo, durante a época de reprodução, tornam-se agressivos e barulhentos.
Roselas são até recomendadas para serem cultivadas aos pares, mas durante a época de reprodução o casal deve ser separado de outras espécies, se presentes, pois as roselas podem apresentar comportamento territorial e agressivo.
Alimentação da rosela
Sua dieta é baseada em sementes (alpiste, girassol, aveia e milho) e frutas, as maçãs são importantes para lubrificar os intestinos .
Reprodução das roselas
Em cerca de um ano ou dois, as aves estão prontas para se reproduzir. Eles geralmente se reproduzem em agosto-fevereiro, geralmente na primavera. A ave põe de 2 a 9 ovos brancos que eclodem em cerca de 20 dias.
Na natureza, o ninho é construído em um tronco ou na copa das árvores. Quando os ovos eclodem, a fêmea sai do ninho apenas para comer, e o macho também pode alimentá-la.
Além de comer a fêmea, o macho ajuda a cuidar dos filhotes quando os ovos eclodem e protege o ninho. Porém, após o nascimento dos filhotes, a fêmea costuma comê-los.
Cuidados com filhotes
Roselas principalmente quando jovens, requerem muita atenção. Costumam deixar o ninho por volta dos 35 dias de idade e ficam com os pais por mais 20 dias até começarem a se alimentar por conta própria.
A plumagem geralmente aparece na quarta semana de vida, mas pode levar até um ano para que a pelagem se desenvolva completamente! Além disso, os filhotes voam pela primeira vez por volta dos 33 dias de idade.
Habitat para a criação de rosela
Para que as roselas vivam confortavelmente e nas melhores condições, é necessário organizar um viveiro bem desenvolvido.
Você precisará de uma gaiola grande com pelo menos 1,20 m de comprimento, 0,6 m de largura e 0,6 m de altura. Providencie cômodos especiais para caixa d’água, área de alimentação, locais de descanso e suporte para o ninho.
Após a arrumação da estrutura, certifique-se de que a base foi retirada e limpa, pois armazena excrementos de animais e restos de comida. Coloque alguns brinquedos na gaiola, como cordas, para entreter Rosela e brincar com eles.
Fique atento também ao estado da casinha, pois com o tempo as aves vão bicar pelo desgaste da gaiola e afiação do bico.
Preço da rosela
Os preços de Rosela variam muito. Aqueles que desejam investir no cultivo de Rosela devem procurar o “melhor” preço e comprar aves inteiras certificadas de vendedores confiáveis. Os preços podem variar de R$ 2.780,00 a R$ 4.000,00.
Autorização do IBAMA
Um ponto importante quando for criar rosela é verificar a autorização, no Brasil essa autorização só pode ser feita com IBAMA.
Além disso, para aves adquiridas de criadores comerciais, deverá ser solicitada a nota fiscal contendo seu CPF, o Documento de Registro IBAMA das aves e o Número de Registro de Empresa Comercializadora IBAMA.