O condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus) é uma ave da família Cathartidae conhecido como condor-californiano, nativo da América do Norte, sendo atualmente encontrado somente na região do oeste da Califórnia
Além disso, apesar de outros membros fósseis serem conhecidos, é a única espécie sobrevivente do gênero Gymnogyps.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Condores e abutres, embora também conhecidos como abutres do Novo Mundo, estão mais próximos das cegonhas do que dos próprios abutres, de acordo com a nova taxonomia de Sibley-Ahlquist.
Origem
O condor-da-califórnia é nativo da América do Norte
Características do condor-da-califórnia
O condor-da-califórnia é uma ave é uniformemente negro, com exceção, especialmente nos machos, de faixas brancas presentes no lado inferior das asas.
Tem pernas e pés cinzas, bico de marfim, íris marrom-avermelhadas e um colar de penas pretas ao redor da base do pescoço.
A maioria dos juvenis são mosqueados de marrom escuro, com uma cor de cabeça preta e penas abaixo das asas mosqueadas de cinza em vez de branco.
Como adaptação à higiene, a cabeça e o pescoço têm poucas penas, expondo a pele aos efeitos esterilizantes da desidratação e da radiação ultravioleta do sol em grandes altitudes.
A pele da cabeça e do pescoço tem uma notável capacidade de rubor em resposta a estados emocionais, uma habilidade que provavelmente é usada como meio de comunicação entre indivíduos, a cor varia do amarelado ao vermelho-alaranjado.
Reprodução do condor-da-califórnia
O casal de condor-da-califórnia constrói ninhos perto do nível do mar até 1.830 metros de altitude, em tocas ou fendas nas rochas, particularmente perto de árvores e áreas abertas.
Em alguns lugares, como a Sierra Nevada, o ninho é construído em cavidades da sequoia gigante, a maior espécie de árvore do mundo.
A fêmea põe um único ovo branco-azulado pesando cerca de 280 g e medindo entre 90 e 120 mm de comprimento e cerca de 67 mm de diâmetro.
Se o ovo for perdido ou removido do ninho, os pais produzirão um novo ovo.
A incubação dos ovos dura entre 53 e 60 dias e é realizada por ambos os pais, e os filhotes nascem com os olhos abertos e podem levar até uma semana para eclodir.
Alimentação
A alimentação do condor-da-califórnia consiste basicamente de carniça, porém ele prefere as carcaças de grandes mamíferos terrestres e até mesmo de peixes, aves e répteis raramente fazem parte de seu cardápio.
Ameaças
O condor-da-califórnia foi drasticamente reduzido durante o século XIX, devido à caça, saturnismo e destruição de habitat.
Por esta razão encontra-se na lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) e seu status atual é criticamente em perigo.
Habitat
O condor-da-califórnia habita em terras rochosas de vegetação rasteira, florestas de coníferas e savanas de carvalho.
Além disso, ele é frequentemente encontrado próximo a penhascos escarpados e árvores frondosas, utilizando estes locais para nidificação.
Fotos do condor-da-califórnia
Distribuição geográfica
O condor-da-califórnia é encontrado somente na região do Grand Canyon e das montanhas do oeste da Califórnia, nos Estados Unidos, e ao norte da Baixa Califórnia, no México.