Corneteiro-da-mata: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Corneteiro-da-mata (Liosceles thoracicus) é uma especie de ave da família dos Rhinocryptidae que pertence ao gênero Liosceles.
A IUCN avaliou o tapaculo enferrujado como sendo de menor preocupação. Acredita-se que sua população, embora de tamanho desconhecido, seja bastante grande e estável. É encontrado em várias grandes áreas protegidas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do corneteiro-da-mata
O corneteiro-da-mata é um pequeno pássaro com 19,5 cm de comprimento e peso de 39 a 42 G. Na subespécie nominativa, a frente da cabeça é marrom-acinzentada, o topo e a parte de trás da cabeça são marrom-escuros.
Sobrancelha branca estreita . O dorso, a garupa e as asas são castanho-avermelhados. Penas encobertas com uma faixa preta na borda e uma mancha esbranquiçada no centro.
A cauda é marrom acinzentada. A garganta é branca com listras pretas. O peito é cinza nas laterais, o meio da parte superior do peito é branco e é atravessado por uma faixa amarela ou marrom-alaranjada.
O meio da parte inferior do tórax é branco. Lados e barriga com listras pretas, marrons e brancas distintas. A íris é marrom escura; mandíbula preta, mandíbula branca; o caule é marrom.
Habitat do corneteiro-da-mata
Esta espécie é considerada bastante comum em seu habitat natural : no solo ou próximo a ele, geralmente próximo a árvores caídas, no interior de florestas tropicais úmidas em terra firme até 600 m acima do nível do mar .
Distribuição geográfica
Distribui-se por toda a Amazônia central e ocidental do Brasil , sudeste da Colômbia , leste do Equador e leste e sudeste do Peru .
Reproduçao do corneteiro-da-mata
A biologia da reprodução não foi estudada. Filhotes observados no sudeste do Peru em outubro. O único ninho conhecido era esférico, construído com pequenos galhos, grama, líquens, musgos, pequenas folhas e torrões de terra, e forrado por dentro com grama macia.
Ele estava localizado dentro do sistema radicular de uma pequena árvore; o buraco estava na parte superior do ninho .
Alimentação do corneteiro-da-mata
Alimenta-se principalmente de insetos terrestres ( Hemiptera ). Alimenta-se aos pares ou sozinho.
Canto do corneteiro-da-mata
A música é uma nota alta de assobio na frequência de 1,2-1,3 kHz, repetida em intervalos de 2-5 segundos, às vezes por vários minutos seguidos, e terminando com uma série decrescente uniforme de 9-12 notas de 4-5 segundos de duração.
A uma frequência de 1,4-1,3 kHz. As chamadas incluem um agudo repetido “cree” ou “cree-cree” na frequência de 2,5 kHz, bem como “tchurc” na frequência de 1-1,3 kHz.