Aves

Corta-ramos-de-rabo-branco: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 06/04/2023 (atualizado em 26/04/2024)
corta ramos de rabo branco

Corta-ramos-de-rabo-branco ( Phytotoma rutila ) é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Phytotoma , da família Cotingidae .

Distribui-se no centro-sul da América do Sul .

corta-ramos-de-rabo-branco
corta-ramos-de-rabo-branco

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Esta espécie foi originalmente descrita pelo naturalista francês Louis Jean Pierre Vieillot em 1818, sob o mesmo nome científico .

Características do corta-ramos-de-rabo-branco

caracteristicas do corta-ramos-de-rabo-branco
caracteristicas do corta-ramos-de-rabo-branco

O corta-ramos-de-rabo-branco mede entre 18 e 19,5 cm de comprimento e pesa entre 30 e 57g. O bico é enegrecido ou acinzentado. As pernas são marrom acinzentadas. A íris é amarelo alaranjado. Eles exibem notável dimorfismo sexual .

O macho tem testa e ventre castanhos; coroa, nuca e dorso são cinza acastanhado com listras ocres fracas. As asas são marrons com faixas brancas nas coberturas e a cauda é marrom com ápice branco nas penas externas.

A fêmea tem linha dorsal acinzentada com estrias castanhas escuras; o ventral é castanho claro com listras marrons escuras. As asas são marrons com bordas ocráceas e a cauda é marrom com um ápice branco nas penas externas.

Habitat do corta-ramos-de-rabo-branco

habitat do corta-ramos-de-rabo-branco
habitat do corta-ramos-de-rabo-branco

Esta espécie é considerada localmente bastante comum em seu habitat natural , semiárido a árido em formações arbóreas ou arbustivas, principalmente em baixas altitudes , mas atinge até 3.500 m nos Andes bolivianos .

Distribuição geográfica 

O corta-ramos-de-rabo-branco distribui-se (com duas subespécies) do oeste da Bolívia ao noroeste da Argentina , e do oeste do Paraguai ao oeste do Uruguai , extremo sudoeste do Brasil e centro e norte da Argentina.

Alcançando o sul ao nordeste da província de Chubut , no coração da Patagônia Argentina .

Reprodução do corta-ramos-de-rabo-branco

reproducao do corta-ramos-de-rabo-branco
reproducao do corta-ramos-de-rabo-branco

A nidificação do corta-ramos-de-rabo-branco ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. O ninho é uma estrutura hemisférica feita de gravetos com e sem espinhos. Internamente com veias, às vezes hastes de videira.

É apoiado em ramos de arbustos, árvores, vinhas. Põem três, raramente quatro, ovos, ovóides, de cor ocre intensa ou verde com manchas e manchas castanhas escuras e cinzentas mais concentradas no pólo maior.

Às vezes, ovos sem manchas. Os filhotes levam 14 dias para deixar o ninho. A incubação fica a cargo da fêmea. O período de incubação leva de 14 a 15 dias. A permanência dos filhotes entre 15-17 dias.

Alimentação do corta-ramos-de-rabo-branco

corta-ramos-de-rabo-branco femea
corta-ramos-de-rabo-branco femea

Sua dieta consiste principalmente de frutas, folhas e flores, também sementes e alguns insetos , como Coleoptera e Hymenoptera .

Canto do corta-ramos-de-rabo-branco

A música do corta-ramos-de-rabo-branco é muito característica, uma nota longa e áspera “errrrrr .. errrh ..”, som comparável ao de uma dobradiça enferrujada.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/04/Canto-do-corta-ramos-de-rabo-branco.mp3?_=1
Sair da versão mobile