Cortiçol-de-duas-golas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Cortiçol de duas golas (Pterocles bicinctus) é uma especie de ave da familia dos Pteroclididae que pertence ao gênero Pterocles.
A espécie é considerada sedentária, embora pareça migrar durante os meses chuvosos de verão, pelo menos no Parque Nacional Borakalalo , na África do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cortiçol de duas golas
O cortiçol de duas golas tem 25–26 cm de altura e pesa entre 200 e 270 g; a fêmea pode ser um pouco mais pesada. Para o galo-da-areia, o pássaro é relativamente pequeno, desajeitado, com uma pequena cabeça de pombo e asas longas.
A plumagem é castanha clara com manchas escuras e pontos esbranquiçados. O macho tem um padrão distinto de testa em preto e branco e faixas no peito em preto e branco, uma parte inferior com faixas e um bico laranja.
A fêmea é menos colorida, com faixas bastante uniformes, difere da fêmea do galo-da-areia Nama pela coroa listrada mais escura, peito listrado e não listrado e cauda curta.
Em ambos os sexos, os olhos são circundados por uma área amarela da pele. Os pássaros jovens se assemelham às fêmeas. As subespécies diferem em tamanho e cor básica da plumagem.
Habitat do cortiçol de duas golas
Tem preferência por grama curta pisoteada ao lado de estradas e trilhas, manchas de cascalho, pastagens com touceiras e áreas de matagal recentemente queimadas com brotos verdes começando a se desenvolver.
Também é visto em áreas de vegetação escassa sob árvores dispersas de Terminalia sericea e Burkea africana e em florestas arbustivas de mopane.
É menos comum que o cortiço de Burchell ( Pterocles burchelli ) e o cortiço de Namaqua ( Pterocles namaqua ), ambos com distribuição sobreposta na África Austral.
Distribuição geográfica
O cortiçol de duas golas é encontrado em Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabué.
Reprodução do cortiçol de duas golas
A época de reprodução ocorre entre abril e outubro, principalmente maio e outubro na Namíbia, maio a agosto no Botswana, julho a agosto na África do Sul.
O ninho consiste em um buraco raso na grama ou debaixo de um arbusto ou árvore; a ninhada é composta por 2 a 3 ovos, que são incubados durante 24 dias.
Alimentação do cortiçol de duas golas
A dieta do cortiçol de duas golas consiste principalmente em sementes de plantas, preferencialmente de hortaliças, que geralmente são consumidas no início da manhã e no final da noite.
Canto do cortiçol de duas golas
O chamado do macho é descrito como um assobio “chwee-che-che” ou como um suave “wee.chee-choo-chip-chip” em vôo ou como “pup…pup…kwe-kwee- ko-kwe-kwe”. -kweh-whew” com o lema: “ah não, ele foi e fez de novo”.