Coruja-de-crista: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto
A coruja-de-crista ( Lophostrix cristata) é uma espécie de ave noturna da família Strigidae, também conhecida como coruja-de-carapuça.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a coruja-de-crista tem uma aparência inconfundível, possui dois tufos de penas branco, que começa do alto da cabeça e vai até entre os olhos, formando um “V” facial.
Esta espécie de coruja é estritamente noturna e florestal, no Brasil pode ser encontrada em toda região amazônica.
A coruja vive solitária ou aos pares; passa o dia empoleirada na vegetação densa, principalmente em matas ao longo dos rios, e ao anoitecer canta empoleirada, nos galhos altos da floresta, podendo cantar por toda a noite, especialmente no período reprodutivo.
Subespécies
A coruja-de-crista possui três subespécies:
– Lophostrix cristata cristata: ocorre do Sul da Colômbia até o Norte da Bolívia; Sul da Venezuela; Guianas; e na Amazônia brasileira;
– Lophostrix cristata wedeli: ocorre no Leste do Panamá até o Nordeste da Colômbia e Noroeste da Venezuela;
– Lophostrix cristata stricklandi: ocorre do Sul do México, no estado de Veracruz até o Oeste do Panamá e no Oeste da Colômbia.
Características da coruja-de-crista
A coruja-de-crista mede em torno de 39,5cm e pesa entre 425 e 510g (macho) e 545 e 620g (fêmea), possui plumagem marrom, apresenta um V facial branco, começando entre os olhos e indo à longas orelhas, presença de manchas brancas nas coberteiras alares.
Além disso, as partes inferiores com finíssima vermiculação, quando pertubada ergue os tufos de penas na cabeça.
Com relação aos imaturos com penugem branca e disco facial preto, mas com orelhas de penas que chamam a atenção, apesar de sorrateira e arisca.
Reprodução da coruja-de-crista
A reprodução da espécie é desconhecido, porem o ninho é feito em cavidades naturais de árvores vivas, e muito pouco se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Alimentação
A coruja-de-crista se alimenta de grandes insetos (besouros, gafanhotos, baratas, lagartas) e pequenos vertebrados no estrato superior das florestas úmidas.
Habitat
A coruja-de-crista habita em floresta tropical e subtropical, matas úmidas de baixada, matas de inundação (várzea e igapó), matas de galeria, mata de neblina.
Ele também pode ser encontrada em mata primária, borda de mata ou mata de crescimento secundário.
Canto da coruja-de-crista
O canto da coruja-de-crista é um grito rouco e grave ele emite um som de krrrooou, lembrando o coaxar de um sapo, no início do canto é composto por 3 a 8 notas muito curtas e fracas, só é audível a curta distância.
Além disso, esta ave vocaliza a partir de poleiros abaixo do dossel ou à média altura na mata e geralmente vista durante o dia, solitária ou em casais, em poleiros mais baixos em meio ao sub-bosque denso ao longo de córregos.
Fotos da coruja-de-crista
Distribuição geográfica
A coruja-de-crista é encontrada do sul do México, América Central e América do Sul, no Brasil, ocorre em todos os Estados da região Norte, sendo do Estado do Maranhão o único registro para a região Nordeste e do Estado do Mato Grosso para a região Centro-Oeste.