Coruja mascarada: origem, características, habitat, alimentação, reprodução e ameaças
A coruja mascarada (Tyto novaehollandiae) é uma coruja grande com disco facial proeminente em forma de coração, pertencente a família Tytonidae.
Além disso, ela é similar à coruja-de-igreja, porém possui manchas de trás da cabeça ao torso, rosto em forma de coração mais “marcado”, dando a aparência de uma máscara, e tamanho ligeiramente maior.
Origem da coruja mascarada
As corujas mascaradas são originárias da Austrália. Há muitas coisas interessantes a considerar sobre esta espécie de coruja.
A Austrália é realmente rica em vida selvagem, infelizmente, muitos animais estão sob pressão da industrialização, da invasão do desenvolvimento da terra e da disseminação da civilização humana.
Ainda mais preocupante é que muitas pessoas nem sequer estão conscientes das muitas espécies de animais únicos no país, muito menos se preocupam em protegê-los e seus habitats naturais.
Espécie
A coruja mascarada é uma espécie de ave strigiformes da família Tytonidae.
Além disso, ela é uma ave endémica da Indonésia, considerada rara de se ver.
Características da coruja mascarada
Além disso, esta espécie possui a plumagem altamente padronizada por salpicos e geralmente mais escura nas costas e mais pálida abaixo.
A coruja mascarada é notavelmente reconhecível pelo seu rosto, já que se parece com uma máscara, como o nome indica.
As penas são marrom, preto e branco, com coloração mais clara para os machos e cores mais escuras e mais ricas para as fêmeas.
Como uma das espécies maiores de corujas, as fêmeas são tipicamente maiores em tamanho.
Além disso, as corujas mascaradas pairam por toda a vida, ocupando um território permanente e contando com cavidades em árvores antigas para nidificação e empoleiramento.
Alimentação da coruja mascarada
A dieta típica da coruja mascarada consiste em mamíferos que vivem na árvore e no solo, especialmente ratos.
Curiosidades
Além disso, se há uma coisa que as pessoas possam saber sobre essa coruja é que ela foi usada há muitos anos para ajudar a reduzir a população de ratos em domicílios durante o início de 1800, ganhando o apelido de Coruja de Rato.
Os roedores são sua principal dieta, mas também atacam insetos, pássaros menores e répteis.
Habitat
As corujas mascaradas são encontradas em certas áreas em todo o país, porém, elas evitam áreas de deserto seco, e preferem clima úmido podem até ser encontradas em regiões pantanosas.
Comportamento da coruja mascarada
Este é um animal muito territorial que residirá em uma área até que ele morra, e deslocalização forçada é quase impossível sem danos.
Essa é uma das principais preocupações que os conservacionistas têm, porque essa espécie de coruja realmente passa fome em seu próprio território definido, em vez de se mudar para um novo local em busca de comida.
Canto da coruja mascarada
Reprodução da coruja mascarada
A coruja mascarada geralmente faz o seu ninho em cavidades de árvores, dentro de trechos de floresta fechada.
Elas geralmente colocam de dois a três ovos, no norte de Queensland, os ninhos das subespécies estavam separados por 7 a 8 km.
Além disso, as subespécies provavelmente se reproduzem entre março e outubro.
Dessa forma, a fêmea ocupa o ninho por até 10 semanas antes da postura, apenas a fêmea incuba e cuida dos filhotes, durante os quais o macho caça e alimenta a fêmea e os filhotes.
Uma vez terminada a ninhada (duas a três semanas após a eclosão), ambos os sexos caçam.
O período de incubação é geralmente 33-35 dias, mas pode ser de até 42 dias, o período de amadurecimento é de 10 a 12 semanas.
Os filhotes são dependentes dos pais por um a três meses após o nascimento, mas começam a buscar sua própria comida após o primeiro mês.
Ameaças
As principais ameaças à coruja mascarada são o desmatamento de habitats de nidificação / empoleiramento e forrageamento e envenenamento secundário.
Preservação da coruja mascarada
No norte da Austrália, a coruja mascarada foi registrada em matas ciliares, floresta tropical, floresta aberta, pântanos de Melaleuca e nas bordas de manguezais, bem como ao longo das margens dos canaviais.
As principais características ecológicas relevantes para o manejo da coruja mascarada são uma grande expectativa de vida; requisitos para árvores grandes com grandes cavidades para nidificação; e dieta em grande parte compreendendo mamíferos.
Tem sido sugerido que a competição com outras grandes corujas ou uma disponibilidade limitada de grandes árvores com cavidades adequadas para nidificação poderiam estar limitando o tamanho da população.
Este último parece improvável, dada a ampla extensão da cobertura de árvores no norte da Austrália.
Fatos interessantes da coruja mascarada
- A coruja mascarada é sedentária, territorial e geralmente vista isoladamente, mas ocasionalmente em pares ou grupos familiares.
- Corujas mascaradas se alimentam principalmente de pequenos mamíferos, como roedores e coelhos.
- As aves sentam-se em poleiros baixos, ouvindo a presa que, uma vez detectada, é retirada do solo ou dos galhos das árvores.
- Esta espécie de coruja secreta, caçando à noite e raramente observada durante o dia.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Abelharuco Verde.