A coruja suindara (Tyto furcata) é uma das duas famílias de aves que inclui diversas espécies de corujas, a outra sendo a Strigidae.
Além disso, ela possui o tamanho médio para grande, e tem a cabeça grande no formato característico de coração.
No entanto, as suindaras incluem duas sub-famílias: a Phodilinae e Tytoninae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Características da coruja suindara
A suindara é uma coruja de estatura delgada e colorido bem claro, ela mede 37 cm, possui a cara comprida e disco facial em forma de coração.
Além disso, a sua aparência é inconfundível, pois o adulto apresenta o dorso-cinza ou pardo, com partes inferiores branca e íris escura.
Esta é uma característica mais marcante é seu disco facial em forma de coração, branco bordeado de marrom-ferrugem.
No entanto, com relação ao sexo parecido, macho costuma apresentar o ventre branco puro enquanto que a fêmea apresenta o peito mais manchado (creme ao marrom-claro).
Reprodução da coruja suindara
A reprodução da suindara é quase todo ano, para isso elas necessitam de uma alimentação em abundancia.
Por ano a coruja suindara faz 2 posturas de 2 a 10 ovos, que são compridos, ovais, brancos.
Além disso, o período de incubação é de 30 a 40 dias, realizada predominantemente pela fêmea que é alimentada pelo macho.
No entanto, consta que os pais de suindara cevam os filhotes em duas fases, como fazem vários mamíferos noturnos do crepúsculo até à meia-noite e à madrugada.
Os filhotes são criados no chão, em um ninho de restos vegetais e bolinhas secas regurgitado.
Além disso, os filhotes abandonam o ninho com aproximadamente 2 meses.
Canto
Alimentação da coruja suindara
A coruja suindara se alimentam pequenos roedores (que são engolidos inteiros) e insetos (basicamente esperanças, besouros e grilos), morcegos, pequenos marsupiais, anfíbios, répteis e aves.
Hábitos
A suindara é uma ave naturalmente noturna e, frequentemente, apresenta alguma atividade crepuscular.
Além disso, essa espécie de coruja é encontrada em atividade durante o dia estão geralmente famintas ou buscando alimento para sua ninhada.
No entanto, elas permanecem durante o dia em fendas de árvores, cavidades de rochedos, forros ou sótãos de casas, torres de igreja, etc.
Esta ave costuma banhar-se em poças d’água e pequenos córregos e o seu voo extremamente silencioso dá-se devido à sua adaptação a caças noturnas.
Habitat
A coruja suindara vive em uma variedade de habitats abertos e semiabertos, durante o dia pode ser encontrada dormindo ou nidificando em torre de igrejas, edifícios e sótão de casas
No entendo, durante a noite, ela pode ser observada voando baixo ou pousada em postes ou mourões de cercas ao longo de estradas.
Distribuição geográfica da coruja suindara
Esta ave é encontrada no leste da Venezuela (incluindo a ilha Margarita) nas Guianas, norte do Brasil, e também nas ilhas de Trinidad e Tobago no Caribe.