Corujinha-sapo: características, alimentação, reprodução, habitat e canto
Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) é uma ave da família Strigidae, a espécie é por vezes posicionada no género Otus.
A corujinha-sapo é semelhante à corujinha-do-sul, porém maior, ela é encontrada em áreas de floresta úmida, bordas de florestas, preferindo áreas com sub-bosque denso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da corujinha-sapo
Corujinha-sapo mede entre 22 e 24 centímetros de comprimento, a cor da íris varia do amarelo ao laranja e marrom.
Além disso, a ave apresenta uma fase de plumagem escura com olho marrom, outra ruiva e também uma terceira, cinzenta, estas últimas com a íris amarelada.
O adulto apresenta dorso marrom, partes inferiores creme com finas estrias escuras, face marrom com borda do disco facial mais escura.
Na forma cinza, o dorso e a cabeça é cinza, enquanto que na forma ruiva o padrão geral da ave é marrom-ferrugíneo no dorso e cabeça, com ventre creme estriado de marrom-escuro; tarsos são emplumados até a base dos dedos.
Alimentação
À noite, a corujinha-sapo caça insetos, artrópodes e pequenos vertebrados na folhagem ou no solo, a partir de poleiros de observação.
Reprodução da corujinha-sapo
A corujinha-sapo hábitos reprodutivos são similares aos da corujinha-do-mato, utiliza ocos de arvores e ninhos abandonados por outras aves, como de bem-te-vi.
Habitat
A corujinha-sapo habita mais no interior de florestas densas e em bordas de florestas e áreas urbanas densamente florestadas.
Canto da corujinha-sapo
O canto da corujinha-sapo possui notas agudas formando um trinado com duração de 7 a 15 segundos, repetido a intervalos de até 2 minutos.
A corujinha-sapo com notas em baixo volume, que aumentam gradualmente até atingir um volume estável ao longo da frase, que termina abruptamente.
Fotos da corujinha-sapo
Distribuição Geográfica
A corujinha-sapo é uma ave que pode ser encontrado no Sudeste da América do Sul, no Brasil, ocorre em remanescentes da Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, na Bahia, em todos os estados do Sudeste, Paraná, Santa Catarina e sul de Goiás.