Aves

Corvo-marinho: características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 05/01/2023
habitat do corvo-marinho

O Corvo-marinho ( Phalacrocorax capensis ) é uma espécie de ave do gênero Phalacrocorax da família dos corvos-marinhos .

De cor preta ou marrom escura, a espécie habita as costas da África do Sul e da Namíbia . Produz em colônias e alimenta-se principalmente de cardumes de peixes . A IUCN lista as espécies como ” ameaçadas “.

corvo-marinho
corvo-marinho

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do Corvo-marinho

carcateristicas do corvo-marinho
carcateristicas do corvo-marinho

Os corvo-marinho atingem um comprimento cabeça-corpo de 61 a 64 centímetros e uma envergadura máxima de 109 centímetros. O peso está entre 1155 e 1306 gramas.

As aves adultas têm penas completamente pretas ou marrom-escuras. As pernas são de cor cinza, assim como o bico.

A pele da base do bico apresenta uma cor amarela brilhante, que pode mudar para avermelhada durante a época de reprodução .

Fora da época de reprodução, a plumagem de alguns animais, principalmente no pescoço e na cabeça, é ligeiramente mais clara e pode apresentar-se acastanhada.

As aves jovens são semelhantes aos animais adultos, mas apresentam uma coloração bem mais clara no ventre e na garganta. A íris é verde. Um dimorfismo sexualnão existe.

Reprodução do Corvo-marinho

reproducao do corvo-marinho
reproducao do corvo-marinho

As colônias podem atingir tamanhos de mais de 100.000 casais reprodutores. As falésias são preferidas como locais de nidificação, mas estruturas artificiais são ocasionalmente adotadas como locais de nidificação, como ruínas, quebra-mares ou barcos abandonados.

O ninho é sempre construído em terreno plano, mesmo em falésias, por exemplo, em pequenas saliências ou em nichos. Consiste em paus e é acolchoado com algas e penas.

Normalmente são postos 2 a 3 ovos, que são incubados por 22 a 28 dias. Os filhotes nascidos são inicialmente nus. Eles ficam pretos depois de alguns dias, antes que a plumagem da cobertura cresça.

Os filhotes emplumam após cerca de 9 semanas, mas os pais continuam a alimentar seus filhotes por mais algumas semanas.

Habitat do corvo-marinho

habitat do corvo-marinho
habitat do corvo-marinho

Os corvo-marinho habitam exclusivamente as costas da África do Sul e da Namíbia , principalmente na esfera de influência da corrente de Benguela , rica em nutrientes .

As massas de água interiores e os estuários são visitados apenas esporadicamente e não são povoados de forma permanente. As aves ficam sempre perto da costa e no máximo voam alguns quilômetros mar adentro para caçar.

Alimento do corvo-marinho

O corvo-marinho alimenta-se principal de sardinhas, anchovas, gobies e invertebrados como caranguejos , mexilhões e lulas

Comportamento

Os corvo-marinho são aves residentes em grande parte da sua área de distribuição , existindo apenas migrações de dispersão de aves jovens após a época de reprodução.

As populações da costa oeste da África do Sul migram parcialmente para o norte no inverno, alcançando parcialmente o Delta do Congo

Conservação do corvo-marinho

corvo-marinho
corvo-marinho

A IUCN lista a espécie como ” ameaçada ” porque está sujeita a fortes flutuações populacionais. Este processo natural deve-se à variação periódica da oferta alimentar devido às mudanças na intensidade da Corrente de Benguela.

No entanto, uma vez que os estoques de peixes para alimentação são severamente sobreexplorados, a espécie acha difícil se recuperar das quedas populacionais.

Sair da versão mobile