Crested bellbird: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Crested bellbird ( Oreoica gutturalis ) é uma especie de ave da família dos Oreoicidae que pertence ao gênero Oreoica.
A distribuição do crested bellbird foi reduzida devido à destruição do habitat devido ao desmatamento, uma vez que esta espécie é particularmente suscetível à fragmentação. Em Victoria, desapareceu de bem mais da metade de sua distribuição histórica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do crested bellbird
Os adultos variam em tamanho de 19 cm a 23 cm de comprimento. Os machos adultos têm cabeça cinzenta com crista preta elevada, testa e garganta brancas e peito preto proeminente, enquanto o resto do corpo é cinza ou marrom.
As fêmeas e as aves imaturas têm cores menos proeminentes do que os machos, sem o peito preto e com uma crista preta menor e não elevada. Tanto os machos quanto as fêmeas têm olhos vermelho-alaranjados.
Espécies semelhantes incluem os bicos-de-cunha e o pássaro-chicote ocidental , com os quais as fêmeas e os campanários juvenis se assemelham.
Habitat do crested bellbird
O habitat do crested bellbird é geralmente encontrado em todo o litoral semi-árido e nas áreas mais secas do interior da Austrália, particularmente em áreas dominadas por matagais de acácia, florestas de eucaliptos, planícies ou dunas de espinifex e quenópodes (arbustiva salina).
A espécie é sedentária ou localmente nômade e está distribuída pela maior parte do continente, incluindo a oeste da Grande Cordilheira Divisória , no sul do norte tropical da Austrália, e através da Austrália do Sul até a costa oeste da Austrália Ocidental.
O sino evita o extremo norte e as regiões úmidas do leste e extremo sudoeste.
Reprodução do crested bellbird
O crested bellbird forma pares durante a época de reprodução e prepara ninhos profundos em forma de xícara feitos de galhos finos e galhos ou casca de árvore, e forrados com casca fina, fibras ou folhas.
Os ninhos são preparados em vários locais como forquilhas de árvores mortas, tocos ocos, etc., geralmente abaixo de dois metros de altura. Os ovos são incubados por ambos os sexos.
A época de reprodução é variável, mas geralmente varia de agosto a dezembro, com tamanhos de ninhadas variando de um a quatro ovos. Os ovos são brancos ou tingidos de azul e levemente manchados de marrom escuro e cinza.
Alimentação do crested bellbird
O crested bellbird se alimenta de invertebrados e sementes. Eles saltam rapidamente, forrageando no solo ou voando baixo entre arbustos baixos ou em galhos baixos de árvores.
Canto do crested bellbird
Crested bellbird tem um canto distinto. Tem um chamado agudo semelhante a um sino, com duas notas lentas e depois três notas rápidas, soando como did-did-dit. A chamada também pode soar como gotas de água – dee-dee-dee-ook ou plonk-plon-plonka .
Os pássaros machos cantam em um poleiro exposto, como um galho morto ou no topo de uma árvore. Muitas vezes podem ser ouvidos duetos , onde o macho diz tik-tik-tik e a fêmea responde com um sino como tonk-tonk .
Embora o pássaro seja discreto, como muitas pessoas nunca o viram, o chamado do macho pode ser ouvido inequivocamente a mais de meio quilômetro de distância. Outro aspecto do canto do sino é sua qualidade ventríloquial.
Isso pode tornar muito difícil identificar a localização do pássaro que canta, pois a princípio pode soar como se o canto viesse de alguns metros à esquerda, depois à direita e depois por trás.