Cricrió-seringueiro (Lipaugus vociferans) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero dos Lipaugus.
Cricrió-seringueiro está se adaptando bem a áreas de assentamento humano, como jardins e parques, e é considerada a menos preocupante pela BirdLife International .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cricrió-seringueiro
Em média o cricrió-seringueiro mede 25 cm de comprimento e pesa 80 g. Sua plumagem é totalmente cinza, mais clara no ventre e no peito.
Pode apresentar tonalidades canela a ruiva nas asas, coberturas e pontas das nadadeiras caudais, principalmente nos juvenis.
Habitat do cricrió-seringueiro
Vive na floresta tropical úmida , principalmente abaixo de 500 me até 1400 m de altitude, tanto na Amazônia quanto no alto Orinoco 6 e na Mata Atlântica brasileira .
É comum na camada intermediária da mata alta, tanto em terra firme quanto na mata de várzea, muito raramente alcançando as bordas da mata.
Distribuição geográfica
É distribuído do leste e sul da Venezuela (sudeste de Sucre, Delta Amacuro, Bolívar , Amazonas ), Guiana, Suriname, Guiana Francesa e áreas de selva em toda a bacia amazônica (oeste da borda dos Andes ) do Equador, Colômbia e Brasil sul através do Peru até a Bolívia; também na região costeira oriental do Brasil entre Pernambuco e Espírito Santo .
Reprodução do cricrió-seringueiro
Durante o período reprodutivo, os machos se reúnem em grupos de quatro a dez indivíduos em exposição para as fêmeas.
Nas partes baixas no meio da mata estabelecem uma separação de 40 a 60 m entre cada um para ter seu próprio lek para realizar sua exposição.
O ninho é uma pequena plataforma em um galho de árvore, com cerca de 7 m de altura e fica totalmente escondido pela fêmea que ali pousa.
Alimentação do cricrió-seringueiro
O cricrió-seringueiro alimenta-se principalmente de frutas e também de insetos.
Canto do cricrió-seringueiro
Como indicam seus nomes científicos e populares, é uma das vozes de pássaros mais poderosas e conhecidas de toda a Amazônia.
Sua chamada, que repete até quatro vezes seguidas, soa “uiii uiii-ah”, às vezes com duas notas iniciais “uiii”. Ele também faz chamadas de towu em série e canta uma série de refrões ouh-ah culminando em squii… squi-ah .