Cruza-bico: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
O cruza-bico ( Loxia curvirostra ) é uma espécie de ave da família Fringillidae que pertence ao gênero dos Loxia .
A espécie cruza-bico mais comum encontrada na Europa Central é distribuída da Europa Ocidental através da Eurásia para o Leste Asiático e na América do Norte e Central .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Também pode ser encontrado no norte da África e em algumas ilhas do Mediterrâneo . O habitat clássico , especialmente durante a época de reprodução, são áreas de florestas de coníferas atélinha de árvore nos Alpes.
Na Europa , o cruza-bico é um representante típico das florestas de abetos e abetos . A sua alimentação consiste principalmente em sementes de abetos , mas também em outras coníferas .
Características do cruza-bico
O cruza-bico é caracterizado por uma constituição atarracada e é facilmente reconhecido por sua cabeça forte e redonda, bico grosso e curvo e cauda curta e profundamente bifurcada.
O bico excede a altura do bico na base em comprimento e mostra variação entre as subespécies. Crossbills têm um comprimento de corpo de 15 a 17 centímetros. O peso corporal é de 34 a 40 gramas e a envergadura é de 27 a 30 centímetros.
O cruza-bico mostra um fraco dimorfismo sexual . Os machos adultos são predominantemente avermelhados a vermelho-tijolo e têm uma garupa vermelha brilhantesobre.
Dependendo do alimento disponível, a plumagem do macho pode ser amarela ou laranja além da vermelha. As asas e a cauda são castanho-escuras. A parte inferior também é desenhada em vermelho.
Os machos juvenis podem ser reconhecidos por sua coloração laranja a verde-amarelado, que se transforma em um tom amarelo-avermelhado com o tempo.
Em vôo, as asas escuras sem barras podem ser vistas e a garupa parece rosa fresca. Os olhos são pequenos em relação ao corpo e são castanhos escuros.
As fêmeas são de cor verde-oliva e têm a garupa amarelada. Listras longitudinais amarronzadas fortes podem ser vistas nos flancos. Os bicos superior e inferior são cruzados.
Reprodução do cruza-bico
O cruza-bico torna-se sexualmente maduro na época de reprodução após a eclosão. Via de regra, é realizado um casamento reprodutor monogâmico , mas em casos individuais foi comprovado o bigynia , ou seja, o acasalamento de um macho com duas fêmeas.
No início e durante a época de reprodução, o macho realiza vôos de corte e executa seu canto violento. Durante o namoro , ele enruga sua plumagem para que pareça uma bola.
O local de nidificação relativamente alto é determinado pela fêmea. Habitualmente encontra-se em árvores coníferas num ramo horizontal sob galhos densos entre 4 e 30 metros de altura.
A postura dos ovos ocorre diariamente. O tamanho da ninhada é de dois a quatro ovos , raramente cinco ovos.Após a eclosão assíncrona, os filhotes são pastoreados pela fêmea por 14 a 16 dias .
Durante esse período, eles também são alimentados com insetos pela fêmea , que recebe a comida do papo do macho . Após 16 dias, os dois pássaros adultos assumem a alimentação no ninho juntos.
Habitat do cruza-bico
O cruza-bico é distribuído da Europa Ocidental ( Portugal , Espanha , França e Grã-Bretanha ) através da Eurásia para o Leste Asiático e na América do Norte e Central .
Também pode ser encontrado no norte da África e em algumas ilhas do Mediterrâneo . Algumas partes da área de reprodução no hemisfério norte são visitadas apenas ocasionalmente .
O habitat clássico são as florestas de coníferas até a linha das árvores nos Alpes , especialmente durante a época de reprodução.Na Europa , é um representante típico das florestas de abetos e abetos .
Embora prefira paisagens montanhosas , especialmente na área de distribuição do sul, também vive ocasionalmente em florestas de abetos nas terras baixas.
Além disso, o bico cruzado também pode ser encontrado em florestas mistas , em parques e em grandes jardins com coníferas isoladas .
Alimentação do cruza-bico
A alimentação consiste principalmente de sementes de abeto , mas também de outras coníferas . Isso inclui, em particular, sementes de abeto , pinheiro , larício e bétula . Além disso, o cruza-bico também come folhas e botões de flores , agulhas , frutas e bagas
Canto do cruza-bico
Cruza-bico pronunciam um forte “gip gip gip” como uma chamada de sensação de voz , que também soa como “klip-klip-klip”. Muitas vezes soa durante o vôo. Além disso, ele também solta chamadas que soam mais como “ö” ou “ü”, “tjök” ou “tjük”.
Os vocais variados contêm elementos que lembram chamadas de vôo, mas também sons nasais e ronronados ásperos como “tret”. Os sons de rangido e raspagem também podem ser ouvidos em todas as estações.
Às vezes, trinados e gorjeios não são altos, mas são recitados com certa hesitação. Algumas semelhanças com o canto do verdilhão podem ser notadas.
A música é frequentemente tocada socialmente em grupos maiores ou menores, que muitas vezes giram em cones de abeto ao mesmo tempo.