Cucaburra de barriga ruiva ( Dacelo gaudichaud ) é uma espécie de ave que pertence a família Alcedinidae, conhecido como kookaburra, kookaburra de Gaudichaud ou kookaburra de barriga ruiva.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, é uma espécie de cucaburra amplamente distribuída pelas florestas da planície da Nova.
Cucaburra de barriga ruivo é originalmente conhecido como kookaburra de Gaudichaud em homenagem ao botânico francês Charles Gaudichaud-Beaupré .
Características da cucaburra de barriga ruiva
A cucaburra de barriga ruiva são menores do que outras espécies com cerca de 143 g, tem um gorro preto, asas tingidas de azul e um ventre e penas da cauda ruivos e claros, mas seu bico branco.
Por outro lado, os juvenis têm o bico cinza-escuro, e os sexos podem ser distinguidos pela cor das penas da cauda, azul nos machos e ruivo nas fêmeas e pássaros imaturos.
Reprodução da cucaburra de barriga ruiva
A reprodução desta ave geralmente ocorre de maio a outubro, embora os filhotes não se dispersem totalmente até fevereiro, e os pares não tentam uma segunda ninhada em um ano.
A fêmea põe dois ovos brancos são postos, embora o período de incubação real não seja conhecido.
Alimentação
A cucaburra de barriga ruiva se alimenta de insetos e lagartos das árvores
Comportamento
A cucaburra de barriga ruiva possui vôo direto, e são capazes de curvas muito acentuadas e curvas em torno das árvores densas que formam seu habitat.
Além disso, eles também são conhecidos por caçar pequenos vertebrados, e frequentemente são atacados por pássaros menores quando atacam seus ovos ou filhotes.
Os machos desta espécie são muito agressivos na defesa de seus territórios, que têm em média 2 a 2,5 m de tamanho, e às vezes lutam contra intrusos violentamente.
Habitat
Esta espécie de cucaburra pode ser encontrados no meio da floresta tropical.
Fotos da cucaburra de barriga ruiva
Canto da cucaburra de barriga ruiva
O canto do cucaburra de barriga ruiva possui várias vocalizações diferentes, uma delas é emitido rek! repetido, áspero e alto.
Além disso, a nota dada enquanto balança levemente o rabo; e uma chamada oca rolante dada enquanto levanta a cauda para cima.