Cucaburra-grande ( Dacelo novaeguineae ) é uma das espécies de aves mais comuns na Austrália da família Rybalochka .
Endêmica do leste da Austrália, que foi introduzida em outras regiões do país e na Nova Zelândia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista o Cucaburra-grande como Menos Ameaçado (LC) como uma espécie não significativamente ameaçada com uma ampla variedade e alta abundância
Características da cucaburra-grande
O cucaburra-grande é o maior representante da família dos peixes . É uma ave atarracada medindo 39–42 cm, com cabeça grande, olhos castanhos escuros expressivos e bico bem grande .
Ambos os sexos são muito parecidos, embora a fêmea seja geralmente maior e tenha menos coloração azulada na protuberância . O peso da fêmea é 355-480 g, o macho é 310-345 G.
A cor principal do corpo é branca ou creme, na cabeça há uma faixa marrom escura ao redor dos olhos, que se transforma em marrom claro da parte superior da cabeça.
As asas e o dorso são marrons com manchas azuis nas penas da capa . A cauda é laranja enferrujada com listras marrons escuras e pontas brancas nas penas. O bico maciço é preto na parte superior e preto na parte inferiorcor do osso .
Habitat do cucaburra-grande
O habitat habitual dos cucaburra-grande são as florestas esclerófitas e as florestas esparsas . Os pássaros adoram a vegetação rasteira e o dossel da floresta .
Se possível, os cucaburra-grande instalam-se perto das zonas húmidas . Às vezes, eles vivem em áreas parcialmente abertas ou em terras agrícolas com faixas de floresta e sebes ao longo das estradas.
Em áreas povoadas, o cucaburra-grande pode ser encontrado em parques e jardins . Essa é uma das espécies de aves mais comuns na Austrália.
De acordo com o “Atlas of Australian Birds” , em 2002 sua população estava em sétimo lugar, com um total de 57.628 dessas aves registradas no país .
Reprodução do cucaburra-grande
Vive em pequenos grupos familiares, mas pode viver aos pares, e às vezes sozinho . Os cucaburra-grande são pássaros monogâmicos e territoriais que nidificam em cavidades de árvores, com menos frequência – em encostas íngremes de margens de rios, palheiros e em edifícios .
A estação reprodutiva dura de setembro a dezembro. As fêmeas põem de um a cinco ovos brancos. A eclosão dura 25-26 dias. A ninhada geralmente consiste em três filhotes, que eclodem sem penas e cegos .
Como resultado do comum cucaburra cainism , um deles deve morrer. A luta pela sobrevivência dura até três dias. Se durante esse tempo o mais fraco não for encontrado, a própria mãe provoca uma renovação dessa luta . Os filhotes deixam o ninho 4 a 5 semanas após a eclosão .
Alimentação do cucaburra-grande
O cucaburra-grande é um predador . Sua dieta inclui camundongos , pequenos répteis — cobras e lagartos (principalmente lagartos ), milípedes , vermes , pequenos pássaros e insetos , como grilos e besouros .
Canto do cucaburra-grande
A marca registrada do cucaburra-grande é sua voz distinta, reminiscente de gargalhadas, usada para defender seu território. Seu riso regular no início da manhã e no final da noite também lhes rendeu o nome de “Bushman’s Watch”.
Eles começam com um choro baixinho, que termina em uma risada alta e aparentemente histérica. Se um Jägerliest começa com o corpo esticado e a cauda ereta, ele espera após sua chamada para que outro cucaburra-grande em sua vizinhança responda.
A chamada soa como “ku-ku-ku-ku-ku-ka-ka-ka” e geralmente é executada em um coro. Além dessa frequência de toque distinta, ele também possui cinco outros sons de toque.